NOTÍCIAS

12-JAN-2024

Mais de 400 alunos da rede municipal são formados como multiplicadores do PROERD

O programa educacional da PMPA trabalha o combate às drogas e a violência no âmbito das escolas públicas

#Segurança POR NATALIA 12 DE JANEIRO DE 2024

Alunos do 5º ano de 7 escolas municipais participaram da culminância, após seis meses de formação

Alunos da rede municipal de ensino de Abaetetuba receberam os certificados de conclusão dos cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A solenidade de formatura do Proerd foi realizada na terça-feira 9, no Ginásio Poliesportivo Hildo Carvalho.

Nessa etapa, o 31° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Abaetetuba, celebrou parceria com a Prefeitura, tornando possível oferecer as disciplinas do Proerd a 403 alunos de dezessete turmas do 5° ano de sete escolas públicas, num trabalho coordenado pela Secretaria de Educação.

O objetivo desse programa é contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, ensinando-as como se manter longe das drogas e viver de maneira saudável.

Foram seis meses de aulas ministradas pelos Policiais Proerdianos Cabo da Polícia Militar Eduardo Baia e Cabo PM Luciane Gonçalves Ferreira, capacitados pedagogicamente para a função. Nesse período, os estudantes puderam contar com o apoio dos familiares e comunidade.

No ano letivo de 2023, as escolas escolhidas para aplicação do programa, seguindo os critérios de vulnerabilidade social e quantitativo de alunos do 5º ano que migrarão para a rede estadual de educação, foram Maria Zaíde Cardoso , Laura dos Santos Ribeiro, Dr. Francisco Leite Lopes, Joaquim Mendes Contente, Santa Clara, Santa Anastácia e Pedro Ferreira Costa

Na ocasião, foram lidas três redações que mais se destacaram, escritas por alunos do programa, sobre suas experiências com o Proerd. Premiações como Tratamentos Odontológicos foram entregues a estudantes que se mostraram mais proativos durante o curso. A programação incluiu apresentações culturais e o juramento coletivo dos alunos, prometendo aos pais, escolas e comunidade: Resistência às drogas e à violência, respeitar e honrar as pessoas

Em seu discurso de saudação aos formandos, a prefeita Francinete Carvalho elogiou os alunos pelo juramento que fortalece a cultura de paz no município e salientou que Abaetetuba está fora da lista de cidades mais violentas do Brasil. O combate à violência se faz, acima de tudo, com a prevenção, educação, cultura, esporte e ensinando as crianças a importância de respeitarmos as diferenças, destacou a prefeita.

Em Abaetetuba, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atua desde 2009. O Coronel Anilson Almeida, coordenador do Proerd no município, destacou a importância do apoio da Prefeitura Municipal ao projeto: Esse apoio contribuiu para que esse conhecimento repassado pela polícia militar aos alunos das escolas municipais chegasse também às famílias".

O aluno João Lucas, de 10 anos, da Escola Santa Anastácia falou sobre os aprendizados que recebeu durante o curso: Foi muito bom aprender a ficar longe das drogas e a respeitar o próximo. Mirla Júlia, de 11 anos, da Escola Francisco Leite Lopes também comentou: aprendi a nunca deixar minha família e eu dizermos sim para as drogas.

Na mesa de honra estiveram presentes a Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho; Secretário de Educação Jefferson Felgueiras; Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Helde Silva; Coronel Anilson Almeida, do Centro de Policiamento Regional IX e o Presidente da Câmara Municipal, Aluísio Corrêa.

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar nas redes de ensino público e privado de todo o Brasil com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência, aplicado por meio de um esforço cooperativo entre Polícia Militar, Família e Escola.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 10 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 16 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 19 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 22 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 22 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 23 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 24 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito