NOTÍCIAS

17-ABR-2024

"Cidade Sustentável": Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#ConferênciadeMeioAmbiente POR YASMIN NOGUEIRA 17 DE ABRIL DE 2024

A I Conferência Municipal de Educação Ambiental de Abaetetuba realizada nos dias 17 e 18 de abril, reuniu diversas entidades governamentais, não-governamentais e sociedade civil para dialogar sobre o tema "Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas".

Entre os objetivos estão o aprimoramento de políticas públicas para estimular o fortalecimento da consciência crítica sobre a problemática socioambiental, participação individual e coletiva dos cidadãos na preservação do meio ambiente, fortalecimento da importância dos povos tradicionais, a garantia da democratização ao acesso às informações socioambientais, assim como, o fomento da ciência e a socialização das tecnologias ecologicamente adequadas.

"Hoje nós iremos debater políticas que de fato impactam na vida da população abaetetubense, além de apresentar a toda comunidade os resultados obtidos ao longo de todos esses anos de ação da Secretaria de Meio Ambiente entre os planos, ações e projetos, concretizando as premissas da Agenda 2030", explicou o Secretário de Meio Ambiente,, Raphael Sereni.

Ao todo, 17 premissas em busca por um mundo mais sustentável vem sendo trabalhadas no município de Abaetetuba, definidas pela "Agenda 2030", a qual é constituída pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam um conjunto global com metas destinadas a abordar desafios referentes aos âmbitos do meio ambiente, social e econômico em cerca de 12 mil cidades por todo o mundo, com destaque para os temas principais: Clima, Igualdade de Gênero, Inclusão e Sistemas Alimentares Sustentáveis, Água Potável, Saúde e Bem-Estar e Crescimento Econômico.

A Prefeita Francineti Carvalho pontuou que os cuidados com o meio ambiente devem ser um compromisso de todos os cidadãos. "São gestos simples, como não jogar lixo na rua, fazer a separação e o descarte dos resíduos de forma correta", afirmou. "Abaetetuba tem se destacado nas questões ambientais de maneira positiva, é importante a população fazer sua parte", concluiu.

Silvio Oliveira, coordenador da Associação de moradores do bairro da Angélica, relatou sua experiência na contribuição em prol de uma cidade mais sustentável. "A gente enquanto associação e cidadãos, trabalhamos a conscientização da população dentro do nosso bairro e para outras comunidades, sempre buscando dialogar com a Secretaria de Meio Ambiente de Abaetetuba".

A programação do evento contou com a palestra "A gestão e perspectivas da Educação Ambiental no Território de Abaetetuba", e a mesa redonda "A educação ambiental no Baixo Tocantins: Estratégias, Instrumentos e Inovação". Além disso, foram apresentados e discutidos quatro eixos temáticos direcionados à vários setores, entre eles, educação ambiental para o empreendedorismo, captação e gestão de recursos para a efetivação da garantia da educação ambiental, abordagem do tema mudanças climáticas em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como a criação de políticas públicas de educação ambiental no município de Abaetetuba.

O evento organizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba, contou com apoio da Prefeitura de Abaetetuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente.Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no Auditório Central, da Universidade Federal do Pará- Campus Abaetetuba, para participar da I Conferência de Educação Ambiental do município.

No segundo dia, foi o momento de lançar o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba e, posteriormente, a exposição das ações das diversas Secretarias Municipais com trabalhos envolvendo aspectos sociais, igualdade de gênero, culturais, entre outros. O lançamento contou com a presença de organizações mundiais e representantes do Governo Federal, engajados em apoiar municípios em suas ações para diminuir os impactos do Efeito Estufa causado pela emissão de gases na atmosfera, liberados pela queima de combustíveis fósseis, tratamento de dejetos, uso de fertilizantes, atividades agropecuárias, processos industriais e desmatamento.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 23 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 25 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 25 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 26 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 30 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 31 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 32 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 37 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito