NOTÍCIAS

08-ABR-2024

"Pelos Rios do Pará": Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Cidadania POR YASMIN NOGUEIRA 08 DE ABRIL DE 2024

Mais de 2.200 pessoas das regiões urbana, ribeirinhas e estrada, foram beneficiadas com ações de saúde e cidadania, no município de Abaetetuba. A iniciativa que teve sua culminância nos dias 8 e 9 de abril, faz parte do projeto "Pelos Rios do Pará", fruto da parceria entre Ministério Público do Estado e Marinha do Brasil, com apoio da Prefeitura de Abaetetuba

O objetivo das ações de cidadania consiste na busca incessante de construir uma sociedade igualitária por meio da garantia de direitos básicos como obtenção de documentos e acesso a serviços de saúde, estabelecendo a dignidade da pessoa humana.

Durante os dois dias de ação, os serviços foram oferecidos, simultaneamente, em dois postos de atendimento. No "Navio-Pará", pertencente à Marinha do Brasil, que esteve ancorado em frente à orla da cidade, cerca de 730 pessoas tiveram acesso à diversas especialidades médicas como otorrinolaringologia, pediatria, clínica médica , além do exame de mamografia e atendimento odontológico.

Ainda na ação de saúde, intitulada pela Marinha como "Missão Chance para Todos", a população pôde participar de palestras sobre os temas "Violência Infantojuvenil e Contra Mulher" e "Prevenção contra acidentes de escalpelamento".

Na ocasião, houve corte e doação de cabelos para confecção de perucas que posteriormente serão entregues à mulheres vítimas de acidente. Dona Maurícia de Souza, de 35 anos, moradora do Rio Tabatinga, além de buscar atendimento médico, aproveitou para contribuir com as vítimas de escalpelamento. "Eu já queria cortar meu cabelo, aproveitei para ajudar essas pessoas que sofreram acidente", explicou.

Para Eliza Santos, de 50 anos, que reside no bairro Aviação, zona urbana do município, o atendimento foi excelente "Vim trazer meu neto, agradeço aos envolvidos e que esse tipo de ação sempre seja feita, porque nossa população precisa e merece", afirmou.

Na Biblioteca Pública Municipal, a procura pelos serviços de cidadania foi intensa. Ao todo, 1500 pessoas passaram pelo local para emitir documentos como Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho Digital, Certidão de Nascimento, orientação jurídica pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública do Estado do Pará.

Além disso, 40 mulheres tiveram a oportunidade de participar dos cursos de Panificação e Confecção de Biojoias, sob responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba. A Promotora de Justiça do MPPA, ngela Padilha, coordenadora do projeto "Pelos Rios do Pará", destacou a importância de promover as oficinas de geração de renda rápida no município "O objetivo é empoderar as mulheres, dar independência financeira e ajudar a desenvolver o mercado de trabalho da região".

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ConferênciadeMeioAmbiente Há 2 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#FestivalDoMiriti Há 9 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 14 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 17 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 35 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 36 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 42 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Educação Há 48 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito