NOTÍCIAS

03-ABR-2024

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA POR YASMIN NOGUEIRA 03 DE ABRIL DE 2024

Dando continuidade à programação da "Semana Azul" dedicada ao trabalho de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convidou diversas entidades que amparam estudantes autistas para participar, nesta quarta-feira (3) da roda de conversa intitulada "Rede de Apoio à Inclusão Social e Educacional dos Estudantes com Autismo no Sistema de Educação em Abaetetuba".

O objetivo é tornar o sistema educacional cada vez mais inclusivo, aumentar o número de vagas para alunos com TEA e promover um ensino especializado de maior qualidade para os estudantes.

Entre as entidades participantes estiveram a Associação de Pais e Amigos Excepcionais- Apae, Associação Milton Melo, Casa Elene, Instituto Larissa Negrão , Coordenação de Educação Especial da Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Abaetetuba. O evento foi realizado no auditório da Semec, localizado na Rua Pedro Rodrigues.

A gestora da Apae, Rosenilda Farias, destacou a importância do encontro entre as entidades que assistem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliou o trabalho de inclusão realizado no município. "A rede precisa estar unificada para que possamos, em conjunto, dar as mãos e nos ajudarmos, assim as instituições de poder público poderão oferecer um atendimento de maior qualidade para as pessoas que tanto precisam", afirmou.

O Secretário de Educação, Jefferson Felgueiras, pontuou que todas as instituições especializadas no atendimento de pessoas com TEA no município, contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento da rede de apoio no trabalho de inclusão social "Todas as entidades que têm pactuação com o Governo Municipal compartilharam suas peculiaridades de atendimento, números de atendidos, além de fazerem suas propostas que irão promover a inclusão com equidade social", salientou.

Criação do banco de dados

Na ocasião, a Diretora Assistencial da Casa Elene, Mariane Bitencourt, anunciou a parceria com a Prefeitura Municipal na criação do Banco de Dados que reunirá informações de todas as pessoas com TEA atendidas em Abaetetuba. O intuito é diminuir a demanda reprimida, ou seja, evitar que uma única pessoa seja assistida em vários pontos de atendimento causando a diminuição de vagas. Com o novo sistema de controle, o número de atendidos será ampliado, possibilitando que mais pessoas usufruam dos espaços e serviços especializados.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 12 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 18 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 21 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 24 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 24 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 25 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 27 dia(s)

IV Caminhada de Conscientização do Autismo mobiliza população no município de Abaetetuba

O ato de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista mobilizou diversas entidades governamentais e não governamentais na construção de uma sociedade inclusiva

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito