24-NOV-2023

Três comunidades recebem novos elevados do projeto Salta-Z

As entregas garantem mais segurança e efetividade para o abastecimento de água potável nas ilhas

#ÁguaTratada POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2023

Parceria entre Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde, o Salta-Z garante água de qualidade para comunidades ribeirinhas com dificuldade de acesso a esse direito fundamental

Água potável em casa. Agora, isso tornou-se possível para centenas de famílias da região das ilhas de Abaetetuba. Na quarta-feira 22, foram entregues as estruturas que garantem água de boa qualidade para abastecer as comunidades ribeirinhas do Urubuéua-Cabeceira, Paramajó e Gurajuba. É o resultado da retomada do projeto Salta-Z, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde.

Nesse acordo de cooperação técnica, o município construiu, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, três elevados de concreto para as caixas d´água, enquanto a Funasa fica responsável pelo acompanhamento técnico e pelos kits Salta-Z (abreviatura para Solução Alternativa de Tratamento da Água com Zeólita). Os próprios moradores passam por um treinamento, para que possam manusear esse sistema de purificação de água.

A parceria entre a Prefeitura e a Funasa foi retomada em 2022. Desde então, o governo municipal vem se empenhando em mapear os locais que devem ser beneficiados e construir os elevados em alvenaria, bem mais seguros e duráveis em relação aos que eram feitos anteriormente em madeira. "É mais um reforço para a caixa d'água e uma segurança para nós, que entramos para fazer o tratamento da água, a dosagem do cloro e do sulfato" disse a agente de saúde Rosa Fonseca, do rio Paramajó.

O Salta-Z atende 59 comunidades ribeirinhas de Abaetetuba. No dia de festa para as famílias atendidas, a prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do projeto para a vida das populações dessas áreas distantes da sede do município: "A entrega desse equipamento social influencia diretamente na saúde dos ribeirinhos, por ser a má qualidade da água uma das maiores causas de doenças de veiculação hídrica, como diarréia e doenças de pele, entre várias outras e enfermidades", destacou a gestora.

Edição: Susan Santiago - Ascom/PMA