19-OUT-2023

Prefeitura entrega à população Complexo Poliesportivo do Algodoal totalmente revitalizado

O acesso da população aos espaços desportivos Ginásio Chico Narrina e Campo do Vaguito que compõem o Centro Esportivo será totalmente gratuito

#Esporte POR NATALIA 19 DE OUTUBRO DE 2023

Abaetetuba viveu um dia de festa no esporte na segunda-feira, 16. A cidade recebeu o Complexo Poliesportivo do bairro Algodoal totalmente revitalizado. E esse momento foi marcado por uma programação especial, que incluiu a abertura dos Jogos dos Servidores, cujas competições serão disputadas nos recém-reinaugurados Campo do Vaguito e Ginásio Chico Narrina e outros espaços esportivos do município.

Os dois equipamentos receberam diversas melhorias. O ginásio teve o piso recuperado e recebeu nova pintura, além de serviços estruturais como rampas de acessibilidade. "(nós) ficamos bem satisfeitos em saber que é mais um espaço que nós teremos de forma gratuita para que possamos promover as atividades que já temos em várias instituições com o futsal, basquete, voleybol", comemorou Jerê Lima, coordenador do Instituto Audax, que incentiva a prática do esporte para a infância e a juventude.

O Campo de Futebol do Vaguito, por sua vez, passou por uma repaginação total. Os cuidados começaram na preparação do novo gramado. "Tivemos todo um trabalho inicial de remover aquele gramado antigo que, praticamente, já estava tomado pelas ervas daninhas e matos; depois passamos por uma segunda etapa de terraplanagem, reconstituindo todo o sistema do solo", explicou Fernando Zacarias, secretário municipal de agricultura. "Estamos fazendo irrigação artificial (neste período de seca em todo o Brasil) para que a gente mantenha a condição da grama e, após isso, fazer mais adubações, cortes adequados, compactação e, assim, termos um campo em plenas condições de jogo", completou.

O campo também recebeu traves novas, bancos de reservas com estrutura coberta e um sistema de iluminação de LED, permitindo o uso do espaço em programações noturnas. "Quando vemos que está vindo o apoio, ficamos muito felizes, porque vivemos no meio do esporte", destacou o desportista Renildo Macedo, coordenador da escolhina de base Barão.

As obras foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, num investimento de R$550.416,72.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de centenas de pessoas, que foram ver de perto as novidades. No ato solene, realizada no Ginásio Chico Narrina, foram concedidos certificados de Honra ao Mérito Esportivo aos representantes da delegação abaetetubense que conquistou o Troféu Eficiência na etapa regional dos Jogos Abertos do Pará (JOAPA). Além disso, foram distribuídos vales kit esportivos para entidades que trabalham com crianças e adolescentes em Abaetetuba.

A prefeita municipal, Francineti Carvalho, considerou a entrega do Centro Poliesportivo à população como fundamental, sobretudo na integração de vários benefícios adquiridos por meio da prática de esportes. "Aqui se trabalha a saúde, também o combate à violência, a garantia do direito, acesso à diversão, ao lazer e ao esporte", afirmou a gestora.

O uso dos espaços é gatuito, devendo ser agendado com a administração do Complexo.

"Insituímos um Comitê Gestor que terá representantes da comunidade, das diversas secretarias, para que não centralizemos o poder, porque esse tem de ser um espaço coletivo", informou Francineti Carvalho.

Texto: Naldo Araújo e Ramon Pinheiro - Ascom/PMA