NOTÍCIAS

21-MAI-2024

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#Saúde POR YASMIN NOGUEIRA 21 DE MAIO DE 2024

Visando a prevenção do suicídio e a mutilação de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino em Abaetetuba, o Governo Municipal por meio das Secretarias de Saúde (Sesmab) e Educação (Semec) promove mais um momento de formação do Projeto "Papo Cabeça". Cerca de 50 Coordenadores Pedagógicos de escolas localizadas na cidade, estrada e ilhas participaram do encontro realizado no auditório da Semec, nesta segunda-feira (20).

A Coordenadora da Saúde Mental, Rachel Dias, destacou a importância de promover encontros de formação e trocas de experiências sobre o tema com os profissionais da educação" Aqui eles irão aprender a identificar os sinais de alerta nas crianças e adolescentes, além de serem multiplicadores de conhecimentos no trabalho de prevenção dentro do ambiente escolar", explicou.

"O professor ou coordenador identificar os sinais de alerta, fazer uma escuta acolhedora, chamar os pais, criar uma rede de apoio para que a criança ou adolescente se sentir acolhida, pertence ao núcleo familiar é um dos primeiros passos para evitarmos casos de suídio" acrescentou, Rachel Dias.

De acordo com o Ministério da Saúde em estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre 2012 e 2021, cerca de mil adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade cometem sucídio no Brasil, a cada ano.

Entre os principais fatores de risco ligados ao ambiente escolar podemos destacar o bullying, racismo, machismo, lgbtfobia, violência sexual, histórico familiar de suicídio, depressão, transtorno mental não tratado, além do uso excessivo das redes socias sem monitoramento dos responsáveis. Crianças e adolescentes LGBTQIA+ têm entre duas a sete vezes mais probabilidade de ideação suicida, o que pode ser explicado pela exclusão social, violação dos direitos humanos, solidão e diversas violências (psicológica, moral e física) a que são submetidas.

Para a Coordenadora Pedagógica, Maria de Lourdes Loureiro, atuante na EMEIF Leandro Tomé de Miranda, o Projeto "Papo Cabeça" gera consieráveis impactos no trabalho de prevenção da ideação de suicídio desenvolvido no ambiente escolar "Se a gente passa a olhar com mais atençao, carinho e amor, talvez a gente salve bem mais crianças que às vezes nem sabem dizer o que estão passando", opinou.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 23 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 25 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 26 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 30 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 31 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 32 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 37 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 40 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito