NOTÍCIAS

06-MAI-2024

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#FestivalDoMiriti POR YASMIN NOGUEIRA 06 DE MAIO DE 2024

Contagem regressiva para a maior manifestação cultural de artesanato em miriti do Pará. Na última sexta-feira (03), a Prefeitura de Abaetetuba realizou o coquetel de lançamento da 20ª edição do Miriti Fest. O evento contou com a presença de artesãos e participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoiador do tradicional festival.

A Secretária Municipal de Administração, Jacilene Negrão, pontuou a importância do diálogo entre a gestão municipal e os artesãos. "Hoje nós estamos no lançamento do Miriti Fest 2024, um momento muito esperado por todos nós que estamos há mais de três meses planejando, organizando, e principalmente ouvindo os artesãos que fazem o festival acontecer", ressaltou.

O festival que nesta edição celebra "20 anos de orgulho e tradição", se consolida como uma potência de talentos e arte, não à toa, o município de Abaetetuba recebe o título de "Capital Mundial do Brinquedo de Miriti", com o reconhecimento e aumento da visibilidade, surgem diversas oportunidades para o fomento e desenvolvimento da economia criativa.

Visando incentivar e informar os artesãos abaetetubenses, a Prefeitura de Abaetetuba em parceria com o Sebrae, promoveu a palestra "As oportunidades com a COP 30", comandada por Renato Coelho, gerente da Unidade de Negócios de Impacto do Sebrae "Nossa missão é contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios e transformá-los em protagonistas no ramo dos Negócios Sustentáveis, no Brasil, então nada mais justo do que estarmos presentes neste festival que contempla esse trabalho dos artesãos que é tão valioso para a manutenção da cultura, da geração de renda", explicou o palestrante.

"Este evento trabalha a economia criativa que é feita de mãos talentosas dos artesãos. A gente não poderia deixar de estar aqui", acrescentou Marlene Pinto, Gerente da Agência Regional do Sebrae no Baixo Tocantins.

Seu Raimundo Peixoto, carinhosamente apelidado de "Mestre Diabinho", falou sobre a expectativa para a 20ª edição do Miriti Fest. "Faz 20 anos que está completando o Miriti Fest, e eu participo de todos, então, para mim, é uma satisfação muito grande. E eu só quero mesmo que seja sucesso, tenho certeza que vai ser", profetizou.

Para a artesã Dorielma Cardoso que já comercializa seus brinquedos de miriti para outros países, além de participar de festivais culturais por todo o Brasil, o sentimento de estar presente no Miriti Fest 2024 é especial. "Hoje é uma grande riqueza para nós, estamos com tanto carinho, trabalhando dia e noite, é o nosso custo de vida, a nossa renda mensal. O Miriti Fest é o nosso carro chefe para a venda do nosso brinquedo, apesar que a gente já vende para fora do Brasil, para Universidades, mas o Festival do Miriti de Abaetetuba é um evento muito esperado por nós", afirmou.

Ainda na noite de sexta-feira, foram apresentadas as quatro candidatas que concorrerão ao posto de Madrinha Miriti Fest 2024. São elas: Anny Siqueira, Antônia de Miranda, Gisele Alves e Ivana Lima, representantes das Associações de Artesãos de Miriti de Abaetetuba.

O Miriti Fest 2024 será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio na Praça da Bandeira, localizada no bairro do Algodoal. O público poderá visitar cerca de 40 estandes com exposição e venda de artesanato de miriti, além disso a praça de alimentação conta com 35 barracas de vendas de comidas, garantindo maior conforto e comodidade aos visitantes.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 23 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 25 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 25 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 26 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 30 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 31 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 32 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 37 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito