27-MAR-2024

SALTA-Z: Mais cinco elevados em concreto inaugurados nas ilhas de Abaetetuba

Os equipamentos, construídos pela Prefeitura de Abaetetuba, beneficiarão cerca de trezentas e quarenta famílias ribeirinhas com água tratada.

#ÁguaTratada POR YASMIN NOGUEIRA 27 DE MARÇO DE 2024

Assacu, Arapapu, Maracapucu Cariá, Baixo Tucumanduba e Alto Paruru foram as comunidades contempladas

O Governo Cuidando de Todos vem ampliando o acesso à água potável para os povos ribeirinhos do município de Abaetetuba. Nos dias 24 e 25 de março, foi concluída mais uma etapa do Projeto Salta-z, com a entrega de cinco elevados em concreto para funcionamento do sistema de abastecimento de água nas comunidades ribeirinhas Assacu, Arapapu, Maracapucu Cariá, Baixo Tucumanduba e Alto Paruru. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Abaetetuba e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), executada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semagri).

Ao todo, vinte e um elevados em alvenaria já foram inaugurados no Território das Águas (ilhas de Abaetetuba), beneficiando um total de mil seiscentos e vinte famílias ribeirinhas desde a retomada do programa Salta-z no município, em 2021.

A Prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do investimento na construção das estruturas em alvenaria. "É um projeto que vai ficar para diversas gerações e que vem, acima de tudo, trazer saúde para o nosso povo", salientou.

"A Funasa entra com os equipamentos, a Prefeitura constrói os elevados e também capacita a comunidade, além de fazer a distribuição dos produtos para a higienização, garantindo a boa qualidade da água", enfatizou a gestora municipal sobre as parcerias que garantem a efetividade do projeto.

Para Cristiney Corrêa, morador da Comunidade Baixo Tucumanduba, o projeto Salta- z é fundamental na garantia de água tratada para a população das ilhas. "Vai contribuir ainda mais para a erradicação de muitas doenças que afetam nossas famílias", avaliou.

Ainda segundo o ribeirinho, a comunidade foi contemplada com o Programa Salta-Z em 2019, mas a construção do elevado ficou sob responsabilidade dos próprios moradores que, devido ao alto custo financeiro da instalação, fizeram a estrutura em madeira. "Agora, com a entrega do elevado em alvenaria pela Prefeitura, nós, enquanto comunidade, vamos fazer nossa parte que é cuidar e zelar pelo Salta-z", concluiu.

PROGRAMA SALTA-Z

O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma tecnologia sustentável de tratamento de água desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de comunidades ribeirinhas, as quais não possuem acesso à água potável. O processo de purificação da água se constitui por meio da captação da água do leito dos rios, e atuação do sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro. Por fim, a água passa por um filtro que a torna própria para consumo e chega à população para garantir mais cidadania e melhor qualidade de vida.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 2 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#FestivalDoMiriti Há 9 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 14 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 17 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 35 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 36 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 42 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 45 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?