19-MAR-2024

Caravana da Cidadania: Após ação integrada, Prefeitura realiza entrega de documentos e óculos na Colônia Nova

Mais de 400 pessoas estiveram presentes na continuidade da ação integrada realizada no último mês de janeiro

#CaravanaDaCidadania POR NATALIA 19 DE MARÇO DE 2024

Registros do Cadastro Rural Ambiental (CAR), cédulas de identidade e óculos foram entregues a mais de 460 beneficiados

A Caravana da Cidadania, ação integrada realizada pelo Governo Cuidando de Todos em diversos territórios rurais de Abaetetuba, segue deixando seu legado de cuidado e garantia de direitos por todo o município. No último sábado (16), documentos de identidade, registros do Cadastro Ambiental Rural e óculos de grau chegaram às mãos dos cidadãos atendidos durante a 11ª edição da Caravana, realizada no último mês de janeiro, na comunidade Colônia Nova.

Mais de 460 pessoas participaram das entregas referentes aos serviços acessados durante a ação, que atendeu moradores da Colônia Nova e de localidades próximas, como Camurituba e Pau da Isca, localizadas na chamada "zona rural estradas". Ao todo, foram entregues 350 cédulas de identidade, 67 óculos de grau e 39 Registros do Cadastro Ambiental que, somados aos 111 registros do CAR entregues anteriormente, contabilizaram um total de 150 beneficiados pela ação.

A doação dos óculos de grau foi fruto da parceria entre o Governo Municipal e o Deputado Federal Keniston Braga, que colocou à disposição a "Carreta da Saúde", com a oferta de consultas médicas, exames oftalmológicos e fornecimento dos óculos a quem realizou a consulta na oportunidade.

O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Zacarias, destacou a importância da população ter seus documentos regularizados. "O RG é o documento básico e necessário que garante o direito a outros documentos, cadastro e benefícios para a nossa população", afirmou. "Já com a emissão do recibo do CAR a gente garante a condição ambiental para que o agricultor possa ter a segurança de produção e não ter nenhum tipo de interferência com relação a uma quebra na legislação", explicou.

Dona Maria de Sousa, de 34 anos, moradora da Comunidade Colônia Nova, aproveitou a ação de cidadania para regularizar a documentação da família e agradeceu pela oportunidade. "Hoje eu vim receber meu documento de identidade e da minha bebê, fiquei muito feliz de ter conseguido. Agradeço a oportunidade e digo a todos que aproveitem essas ações da prefeitura para tirar seus documentos grátis", enfatizou.

BENEFÍCIOS IMPORTANTES

A emissão de Carteira de Identidade é serviço de grande importância para a população, uma vez que o Registro Geral garante a identificação pessoal e garante acesso a serviços e benefícios, tanto governamentais, quanto privados, como matrícula em universidade, abertura de conta bancária, entre outros. Ao garantir o acesso à esse serviço, a Prefeitura fortalece a cidadania e garante a ampliação do seu exercício.

Segundo o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um documento obrigatório e serve de base para realização de todas as atividades de uma propriedade rural, incluindo licenciamentos, limpeza de áreas, financiamentos, venda da produção agrícola e pecuária e até mesmo para exercer qualquer atividade de forma legal na propriedade.

A próxima edição da Caravana da Cidadania está marcada para o mês de abril, no Ramal do Maranhão, localizado na PA - 409. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Abaetetuba para mais informações.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Susan Santiago - Ascom/PMA

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 2 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#FestivalDoMiriti Há 9 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 14 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 17 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 35 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 36 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 42 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 45 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?