NOTÍCIAS

15-MAR-2024

Semeia Itinerante promove ações de preservação e conscientização da população sobre cuidados com o Meio Ambiente

Distribuição de mudas, coleta de resíduos recicláveis e vacinação animal estão entre os serviços ofertados.

#MeioAmbiente POR NATALIA 15 DE MARÇO DE 2024

O bairro Chicolândia recebeu a programação na última quinta-feira (14)

Promover a preservação da natureza e a consciência ambiental da população por meio de aproximação, diálogo e realização de atividades lúdicas, inspirando a construção de um legado de preservação e cuidado: essa é a proposta do Programa "Semeia Itinerante", cuja segunda edição ocorre de 11 a 22 de março, em diversos bairros de Abaetetuba.

Com o programa, a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), leva uma série de ações e serviços que envolvem práticas de controle e educação ambiental, além do cuidado com os animais, para espaços públicos onde promovem sensibilização, conscientização e garantem acesso a serviços fundamentais para o fortalecimento do cuidado com o meio ambiente, como coleta de resíduos com potencial de reaproveitamento, distribuição de mudas, vacinação animal e consulta veterinária.

Na última quinta-feira (14), foi a vez do bairro Chicolândia receber as ações do "Semeia Itinerante". Ao participar das atividades, a moradora Maria Figueiredo, de 49 anos, elogiou o projeto e destacou seu impacto positivo. "Pra mim está ótimo, pude trazer minha cadela pra vacinar aqui próximo de casa, uma ação muito boa para a comunidade", avaliou. Ao todo, na programação do bairro, foram disponibilizadas cerca de 80 vacinas para animais domésticos e distribuídas 150 mudas de plantas medicinais e de jardim.

A cientista ambiental Luciana Rodrigues, técnica da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, destacou que o Programa Semeia Itinerante leva até a população conhecimentos e conscientização de como destinar resíduos produzidos em casa com responsabilidade socioambiental, além de mostrar várias possibilidades de reutilização de materiais, questão abordada nas oficinas realizadas pelos projetos "Praticando Coleta seletiva" e "Recicla Mais", desenvolvidos de forma permanentes pela secretaria.

A técnica exemplificou com a proposta trazida por uma das ações, em que o participante pode trocar resíduos recicláveis por produtos como sabonete em barra e sabonete líquido, feitos artesanalmente, a partir da utilização do óleo de cozinha, biofertilizante e compostagem. Enquanto isso, José Souza, de 53 anos, exibia alegre o brinde que ganhou ao entregar resíduos recicláveis reunidos em sua residência. "Normalmente, minha família junta e manda garrafas para o interior de onde vem nosso açaí batido, colocado na garrafa. Mas, hoje, especialmente, eu trouxe o resíduo para colaborar e pra eu ganhar esse kit maravilhoso", afirmou.

Alguns minicursos também são ofertados pela Secretaria de Meio Ambiente durante a programação, entre eles estão: oficina de jardinagem e paisagismo; métodos de propagação vegetativa: enxertos e estaquia; construção de horta caseira. A ideia é estimular a população a reutilizar os resíduos, com a produção de produtos sustentáveis, além de gerar a oportunidade de comercializá-los, unindo cuidado com a natureza e geração de renda.

As crianças, tidas como prioridade para o Governo Cuidando de Todos, não poderiam ficar de fora. São propostas diversas ações das quais podem participar, como as rodas de conversa sobre noções de cuidados e proteção aos animais, que também propõe a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, por meio da disponibilização de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). "Nós temos um público de pessoas surdas e acreditamos que a educação ambiental vai ser disseminada por essas crianças futuramente", destacou a Técnica Pedagoga, Aldalice Ferreira.

O Programa "Semeia Itinerante" já esteve nos bairros Bosque, Aviação, Castanhal e Chicolândia e continua até o dia 22 de março.

SERVIÇO:

Confira a programação Semeia Itinerante no período de 15 a 22 de março:

15/03 Green Grove- Centro Comunitário

18/03 Jarumã- Quadra esportiva na PA 409 km 03

19/03 São João- Barraca da Comunidade Católica São João

20/03 São José- Campo do Tietê

21/03 São Lourenço - Barraca da Igreja Coração de Jesus

22/03 Centro- Ginásio Hildo Carvalho.

As atividades ocorrem sempre no horário das 8h às 12 horas.


Texto: Ramon Pinheiro e Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ConferênciadeMeioAmbiente Há 2 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#FestivalDoMiriti Há 9 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 14 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 17 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 35 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 36 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 42 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 45 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito