NOTÍCIAS

22-FEV-2024

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#FestivalDoMiriti POR NATALIA 22 DE FEVEREIRO DE 2024

Artesãos reunidos com representantes da Administração Municipal para construção do XX MiritiFest

Foi dada a largada para o XX MiritiFest. Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Abaetetuba promoveu a primeira reunião com os artesãos interessados em participar de mais uma edição do renomado festival cultural abaetetubense, que neste ano será realizada nos dias 10, 11 e 12 de maio.

O encontro teve como objetivo avaliar as edições anteriores do evento, bem como, da Feira do Miriti no Círio, ambos realizados pela Administração Municipal com vistas a fortalecer a cultura do miriti, bem como, coletar as sugestões dos artesãos para a realização da próxima edição do festival.

A reunião contou com a presença de mais de 40 artesãos, entre os quais alguns aproveitaram a oportunidade para pontuar a importância de participarem do processo de construção do evento. Rivaildo Peixoto, mestre do artesanato de miriti com mais de 40 anos de atividade, elogiou a iniciativa do Governo Municipal em iniciar a organização da vigésima edição MiritiFest com antecedência e explicou que essa garantia impacta diretamente na produção. "Quanto mais antecipada a organização, melhor é o evento. Isso implica diretamente na produção do artesão e na diversidade das tipologias dos brinquedos ", ressaltou o artista.

A Administração Municipal foi representada pelo diretor da Fundação Cultural Abaetetubense, Murilson Monteiro, a secretária municipal de administração, Jacilene Negrão e a prefeita Francineti Carvalho. Em suas falas, todos destacaram a importante atuação dos artesãos nos preparativos para a realização do festival. "Hoje vivemos uma tarde de escuta com nosso artesão do brinquedo de miriti. Juntos vamos construir a proposta do nosso vigésimo Miritifest", afirmou a prefeita.

A gestora municipal também aproveitou a oportunidade para anunciar a ampliação do projeto "Brinquedo da Gente". Criado pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba, no ano de 2023, a iniciativa aproxima crianças da educação infantil municipal do artesanato de miriti e, neste ano, além das creches, a iniciativa vai alcançar as unidades de educação infantil.

O projeto "Brinquedo da gente" é constituído na distribuição de vale-compras nas creches e, neste ano, nas pré-escolas, incentivando a valorização da cultura abaetetubense, além do poder de compra dado às famílias. A iniciativa valoriza a cultura e impulsiona a economia local. No ano passado, o projeto movimentou cerca de 83,9 mil reais em vendas de brinquedos de miriti, garantindo mais geração de renda para os profissionais do artesanato que participaram da parceria com a gestão municipal.

Novos encontros serão realizados para debater o andamento do projeto, garantindo participação ativa dos principais responsáveis pela criação e preservação do mundo mágico do artesanato de miriti: os artistas da nossa terra.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 10 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 13 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 14 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 15 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA Há 16 dia(s)

IV Caminhada de Conscientização do Autismo mobiliza população no município de Abaetetuba

O ato de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista mobilizou diversas entidades governamentais e não governamentais na construção de uma sociedade inclusiva

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

Edital de Chamamento Público nº 002/2024

Prorrogação do prazo de inscrição e alteração do cronograma do Edital de Chamamento Público

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito