NOTÍCIAS

23-MAI-2023

MiritiFest 2023 celebra a economia criativa de cores e sabores em Abaetetuba

19ª edição do festival ocorre de 26 a 28 de maio. O Projeto Brinquedo da Gente chega como inovação, visando aproximar as crianças abaetetubenses da cultura do miriti

#FestivalDoMiriti POR NATALIA 23 DE MAIO DE 2023

MiritiFest 2023: Economia Criativa de Cores e Sabores. Festival traz como novidade o projeto Brinquedo da Gente

A Prefeitura de Abaetetuba realiza a 19ª edição do MiritiFest, tradicional festival cultural do município que ostenta com orgulho o título de "Capital Mundial do Brinquedo de Miriti". O evento tem como atração principal a diversidade produtiva do miriti, que toma diferentes formas e ganha diferentes aplicações pelas mãos talentosas e mentes criativas de artesãos, artistas visuais, cozinheiros, produtores de biojóias, entre outros profissionais.

Os visitantes podem desfrutar de uma experiência enriquecedora, que encanta públicos de todas as idades ao se depararem com elementos do cotidiano da vida do povo amazônida, personagens, itens de decoração, entre outros produtos talhados cuidadosamente pelas mãos dos artesãos, que tem o festival como um momento de valorização e exposição da sua arte.

"O MiritiFest é uma celebração única que destaca a versatilidade e a beleza do nosso miriti, reunindo artistas, artesãos e visitantes em torno dessa matéria-prima especial", ressalta a Prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho.

A edição 2023 conta com a participação de 40 artesãos locais e propõe uma celebração do talento e da cultura de Abaetetuba, além de proporcionar um importante espaço para a valorização da tradição local e de fortalecimento a identidade cultural abaetetubense e paraense como um todo. Entre os artesãos a expectativa é grande para a 19ª edição da festa.

O mestre Ivan Leal, é um dos expositores veteranos do festival. Residente comunidade rural Pirocaba, onde mantém a produção familiar do artesnato, ele participa do MiritiFest desde a segunda edição, em 2004. Para ele, o festival tem evoluído com o tempo e é garantia de bons resultados para os expositores.

"O MiritiFest vem melhorando, vão introduzindo coisas boas e isso vai ajudando a categoria. E a maior importância é você ter o MiritiFest como uma vitrine. Você vai colocar ali os seus produtos para as pessoas estarem vendo, elas gostam, elogiam. E o resultado de todo esse gostar é o dinheiro que aparece", avalia o artesão.

A artesã Cleidiane Gomes fará sua terceira participação no festival e vê o MiritiFest como um espaço de encontros e de visibilidade da arte produzida por ela em família, junto ao marido, também artesão.

"Eu estou muito animada. É um momento de encontrar as pessoas, mostrar nossa arte. Tem gente que a gente conhece e nem sabe que a gente trabalha como artesãos e encontra a gente lá. A minha expectativa está muito grande para esse ano", revela a artesã.

Na edição deste ano, um total de 26 atrações culturais subirão ao palco do MiritiFest, oferecendo uma programação diversificada, pensada para receber e alegrar todos os públicos. Inclusive com um momento especial para as crianças, com uma manhã repleta de atividades lúdicas e divertidas, fazendo do festival um programa imperdível para toda a família.

Entre as principais atrações musicais estão artistas renomados, como Dona Onete, Viviane Batidao, Fruto Sensual, Pinduca, Félix Robatto e o Arraial do Pavulagem. Grandes nomes da música paraense, que junto às atrações locais, prometem embalar o MiritiFest 2023 com apresentações cheias de alegria e refletir no palco a energia do festival.

BRINQUEDO DA GENTE

Acredita-se que a tradição dos brinquedos de miriti tenha surgido a partir da imaginação das crianças, que passaram a improvisar seus brinquedos com a matéria-prima. E a arte desenvolvida a partir daí passou a fazer parte das memórias de muitas gerações de paraenses.

Para promover uma reaproximação das crianças de Abaetetuba com essa cultura e potencializar os ganhos dos artesãos na feira do MiritiFest, a Prefeitura criou o projeto "Brinquedo da Gente".

Serão distribuídos vales no valor de R$ 70 para cerca de 1800 crianças das creches municipais, para que elas adquiram brinquedos e desfrutem de uma experiência única no MiritiFest.

"Ao incentivar as crianças a gastarem o vale exclusivamente com brinquedos de miriti, estamos impulsionando a economia local e fortalecendo os artesãos que trabalham com essa matéria-prima única", esclarece a Prefeita Francineti.

O projeto prevê um investimento de cerca de R$ 126 mil, destinado aos artesãos que participarão como expositores do MiritiFest 2023 e visa fortalecer os vínculos das crianças com a cultura local e valorizar o brincar.

"Vai melhorar mais as vendas, isso foi uma cartada de mestre em prol do artesão, em prol das crianças. Porque isso incentiva as crianças a gostarem mais do brinquedo de miriti", avalia o mestre Ivan.

O Miriti Fest 2023 será realizado no período de 26 a 28 de maio, na Praça da Bandeira, em Abaetetuba. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades. Não perca a oportunidade de vivenciar uma experiência única de cores, sabores e cultura em Abaetetuba.

Para mais informações sobre o MiritiFest 2023 e todas as atrações programadas, acesse as redes oficiais da Prefeitura de Abaetetuba.

Instagram: @prefeituradeabaetetuba

Facebook: Facebook.com/abaetetubaprefeitura

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#FestivalDoMiriti Há 4 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 9 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 12 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 30 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 31 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 37 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 40 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 43 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito