NOTÍCIAS

27-FEV-2023

Prefeitura atua em desmoronamento nos bairros São José e São João

As secretarias e órgãos municipais trabalham de forma integrada para atender às famílias atingidas e também para conter os danos na área

#DefesaCivil POR NATALIA 27 DE FEVEREIRO DE 2023

Na manhã de domingo (26), um movimento de massa ocasionou uma erosão de margem fluvial, em uma área localizada na confluência dos bairros São João e São José, às margens do Rio Maratauíra, em Abaetetuba. Dezenas de famílias precisaram ser retiradas da área às pressas e não há registro de mortos ou feridos.

Desde a última sexta-feira (24), a área já era monitorada pela Defesa Civil do Município, dada a ocorrência de um primeiro evento da mesma natureza, no qual verificou-se, inicialmente, o comprometimento de dois imóveis, dando-se início à evacuação da área.

Diante da evolução do evento adverso no domingo, houve a ampliação da área evacuada e isolada, a fim de garantir a segurança da população. Dados atualizados em 27 de fevereiro, às 13h, indicam um total de 108 famílias afetadas pelo sinistro, sendo 39 desabrigadas e 69 desalojadas.

A Prefeitura de Abaetetuba instituiu, ainda no domingo, o Comitê de Sistema de Comando em Desastre, órgão de articulação da ação governamental e de assessoramento, responsável pelo levantamento de dados, análise e gerenciamento de riscos e desastres, sob a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi declarada situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão.

As pessoas retiradas dos imóveis localizados na área de risco foram encaminhadas ao Ginásio Municipal Hildo Carvalho. No local, dispõem de abrigo, atendimentos de serviço social, assistência psicossocial, ambulatório e retirada de itens de higiene, vestuário, entre outros. Diversas secretarias e órgãos municipais e estaduais já trabalham de forma integrada, visando garantir amparo, assistência e segurança, tanto às famílias afetadas, como à toda população do município.

Até o momento, 37 famílias já foram encaminhadas para receber o benefício de aluguel social disponibilizado pela Prefeitura, com valor mensal de quinhentos reais.

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Estado, Helder Barbalho esteve em Abaetetuba, onde visitou o local do sinistro, visitou as famílias afetadas e reuniu com o Comitê de Sistema de Comando em Desastre e outros órgãos, a fim de encaminhar medidas em relação ao sinistro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 29 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 31 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 31 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 32 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 36 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 37 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 38 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 43 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito