NOTÍCIAS

24-NOV-2022

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#Saúde POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2022

A jornada formativa capacita e integra os agentes para fortalecimento da Atenção Básica no município

Integrar, valorizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária e reforçar o trabalho de promoção de saúde e prevenção de doenças no município, garantindo mais cuidado para toda a população. Esses foram os objetivos da jornada formativa para os agentes comunitários de saúde realizada nos dias 22 e 23 de novembro pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação contou com dinâmicas de integração e a abordagem de três temas fundamentais para a atuação cotidiana dos agentes e deu início a um processo de formação continuada para fortalecer a Atenção Básica no município, conforme revelou o Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins. "Trabalhamos três temas básicos: saúde mental, que aumentou muito após a pandemia; Doença de Chagas, já que Abaetetuba é um município endêmico para Chagas; e Infecções Sexualmente Transmissíveis. E a partir do próximo ano, vamos fazer um programa forte de qualificação desses agentes", pontuou o titular da SESMAB.

Os agentes comunitários de saúde compõem as equipes multiprofissionais do serviço da Atenção Básica, realizando a integração entre serviços de saúde e a comunidade, com ações nos domicílios e comunitárias, individuais ou coletivas, atendendo um território específico.

Para a coordenadora da Atenção Básica no Município, Danielle Cardoso, a formação dos agentes é essencial para o trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde. "Eles precisam passar por esses momentos de capacitação para eles ter uma visita e uma orientação qualificadas. A formação é o momento em que a gente vai conseguir integrar eles e proporcionar conhecimentos para eles levarem à comunidade os temas tratados hoje", declarou a enfermeira.

A cobertura dos agentes comunitários de saúde em Abaetetuba foi ampliada recentemente, como resultado do ingresso de 150 novos agentes, via processo seletivo, para melhor atender à população. Daí o reforço na importância de realizar essa jornada, conforme pontua a prefeita Francineti Carvalho. "Na nossa gestão realizamos um novo processo seletivo, que havia anos que não acontecia, recebemos cerca de mais de 100 ACS's, novos ACS's, pudemos expandir o serviço para localidades que estavam descobertas. Portanto, se tornou ainda mais necessário proporcionar esses momentos de integração e, além de tudo, de conhecimento.", avaliou a gestora.

Devido ao grande quantitativo, a formação foi dividida em dois momentos, sendo este primeiro voltado aos 250 agentes comunitários de saúde que atuam na área urbana. Os agentes em atividade na zona rural (ilhas e estradas) passarão pela jornada formativa no próximo mês de janeiro.

Abaetetuba é o quarto município com maior número de agentes comunitários de saúde em atuação em todo o Estado do Pará, com 438 ACS em atuação, distribuídos na área urbana, zona rural e território das águas.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 27 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 29 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 29 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 30 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 34 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 35 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 36 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 41 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito