CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#FeiraDoPeixeVivo 28/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO 3ª Edição da Feira do Peixe Vivo fortalece atividade aquícola em Abaetetuba Cerca de três toneladas de pescados, camarões e caranguejos são comercializados durante a ação.
#ÁguaTratada 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SALTA-Z: Mais cinco elevados em concreto inaugurados nas ilhas de Abaetetuba Os equipamentos, construídos pela Prefeitura de Abaetetuba, beneficiarão cerca de trezentas e quarenta famílias ribeirinhas com água tratada.
#Pesca 02/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Abertura da Pesca 2024: fartura e festa nos rios na retomada da atividade pesqueira após período de defeso Dezenas de pescadores celebraram a retomada das atividades com a captura do mapará, pescado muito valorizado e apreciado na culinária paraense.
#Agricultura 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Parceria entre Prefeitura e Governo do Pará integra agricultores de Abaetetuba ao programa “Territórios Sustentáveis” Serão 160 produtores rurais beneficiados com ações que impactam positivamente na economia e na preservação do meio ambiente.
#ÁguaTratada 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Três comunidades recebem novos elevados do projeto Salta-Z As entregas garantem mais segurança e efetividade para o abastecimento de água potável nas ilhas
#Projeto 11/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PROJETO MATAPI - 2ª ETAPA DISTRIBUIÇÃO DE MATAPIS COMPRADOS DE ARTESÃOS LOCAIS PARA FORTALECER A CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL.
#ÁguaTratada 31/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.
#ÁguaTratada 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PMA inaugura elevados do Sistema SALTA-Z nesta sexta O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.
#Agricultura 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Abaetetuba ganha Viveiro Público Municipal A produção é composta por espécies frutíferas, essências florestais, hortaliças e espécies para jardinagem
#Agricultura 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Feira do Produtor Rural fomenta o mercado local O consumidor encontra uma grande variedade de gêneros alimentícios e outros produtos 100% abaetetubenses
#Agricultura 01/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Capacitação em Agricultura Familiar e Mercado Institucional A temática do evento é a questão do fortalecimento da agricultura familiar no município
#Obra 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reparo na balsa usada para abastecimento de pescado

A balsa que compõe o trapiche utilizado para abastecimento do município, especialmente do pescado comercializado no Mercado de Peixe, passou por reparo nesta semana.

O equipamento, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca (Semagri), foi realinhado e teve os pilares rebatidos para garantir maior segurança e melhor atender à população.

Pescadores e demais usuários serão beneficiados pelo serviço, o qual possibilitará, inclusive, com que os produtos sejam comercializados em melhores condições de manipulação.

#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PREFEITURA DE ABAETETUBA ENTREGA CASA DE FARINHA MECANIZADA NA COMUNIDADE VILA DO VASCO

A Prefeitura de Abaetetuba, através da Secretaria Municipal de Agricultura entregou na tarde da última segunda feira (27), a CASA DE FARINHA MECANIZADA na comunidade Boa Esperança, na vila do Vasco.

É a segunda Casa de Farinha mecanizada que a Prefeitura municipal entrega, e dessa vez a Vila do Vasco terá um espaço que promete formentar o setor produtivo local e proporcionar a geração de emprego e renda.

"No nosso governo sempre foi assim, valorizando o homem do campo e a sua produção, seja na zona rural estrada, seja nas ilhas. Valorizamos a agricultura familiar e damos todo suporte técnico especializado para uma produção correta", ressaltou o prefeito municipal Alcides Negrão - CHITA.

#Desenvolvimento 05/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PROJETO SALTA-Z CONTRIBUI PARA GERAÇÃO DE RENDA E MELHORIA DE VIDA DAS FAMÍLIAS RIBEIRINHAS. PROJETO SALTA-Z CONTRIBUI PARA GERAÇÃO DE RENDA E MELHORIA DE VIDA DAS FAMÍLIAS RIBEIRINHAS EM ABAETETUBA
#AssistênciaSocial 20/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SEMAGRI E SEMAS Entregam produtos do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA O PAA tem como objetivo o acesso a alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar.
#ÁguaTratada 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SEMAGRI entrega CERTIFICADOS e KITS DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL -EPI
#Agricultura 15/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), realiza entrega de Produtos do PAA Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), realiza entrega de Produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)
#Agricultura 05/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura articula com Funasa melhorias no abastecimento de água da Chicolândia e ampliação do Cisterna Escolar O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), esteve na manhã de hoje, 05, na Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com o coordenador do Projeto Salta Z, buscando apoio técnico com o Superintendente da Funasa no Pará, Mauro Bastos, e a diretora da Sesan/Funasa para a efetivação no tratamento de água fornecida atualmente por meio de abastecimentos comunitários na comunidade Chicolândia, no bairro do Algodoal, assim como nas cisternas de captação de água da chuva instaladas em escolas municipais rurais.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), já iniciaram as análises laboratoriais para verificar a característica da água e determinar qual tipo de tratamento é o ideal para ser efetivado. "Estamos empenhados para levar água de qualidade para a nossa população", disse o prefeito, ao solicitar à Funasa outros 50 Salta Z às ilhas de Abaetetuba.
#Empreendedorismo 01/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Abaetetuba participa de evento sobre Políticas de Desenvolvimento Municipal O Sebrae, por meio da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, em parceria com o Escritório Regional Belém, promoveu nos dias 30 e 31 de julho deste ano, na capital paraenseem, o Workshop "Políticas de Desenvolvimento Municipal: estrutura e funcionamento da Sala do Empreendedor".

Agentes de desenvolvimento e atendentes da sala do empreendedor de vários municípios do Pará, inclusive de Abaetetuba, participaram do curso de formação, que visa capacitar os participantes para contribuírem com o desenvolvimento do seu município utilizando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

No curso, foram realizadas atividades que ajudarão o agente a despertar a liderança, o trabalho em grupo, a negociação e a administração de tempo, além de conteúdos técnicos voltados à compra pública e à política de desenvolvimento municipal, estrutura e fomento da sala do empreendedor.
#Agricultura 24/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura entrega 100 kits de ferramentas de trabalho a agricultores locais Para marcar o Dia Nacional da Agricultura Familiar, a Prefeitura de Abaetetuba entregou na manhã de hoje, 24, 100 kits de ferramentas de trabalho aos agricultores locais do município.

A ação foi realizada às 8h, no galpão da antiga Feira do Produtor e contou ainda com café da manhã especial aos trabalhadores do campo e às autoridades locais presentes, como representantes do Sebrae, Afafa, Adepará, Emater e Assembleia de Deus.

INVESTIMENTOS
De acordo com o prefeito Alcides Negrão (Chita), a Prefeitura tem investido intensamente em ações governamentais voltadas ao agricultor. "Esta já é a terceira entrega de equipamentos rurais que a Semagri faz aos trabalhadores do campo e temos investido também na mecanização de cerca de 100 áreas na zona rural", informou.

Dirante o evento, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Oziel Bahia, homenageou os agricultores e entregou os kits contendo cinco itens, sendo: 1 carrinho de mão, 1 par de botas, enxada, lima e terçado. "Este é um momento especial porque todos vocês, agricultores, contribuem muito com o fomento de nossa economia local. Então todos estão de parabéns e merecem ser homenageados pela prefeitura", declarou.

DADOS
Hoje, no Brasil, mais de 4 milhões de famílias estão envolvidas com a agricultura familiar. Conforme o Banco Mundial, a agricultura familiar do Brasil é a 8° maior produtora de alimentos do mundo, e Abaetetuba destaca-se nesse cenário com a produção de mandioca e açaí.
#Agricultura 18/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura articula com ingleses visita à cadeia produtiva do açaí Na manhã de ontem, 17, o prefeito Alcides Negrão (Chita) esteve nas ilhas de Abaetetuba acompanhando uma comitiva de empresários ingleses que vieram conhecer o potencial da cadeia produtiva de açaí de Abaetetuba.

Durante a ação, os turistas visitaram uma grande plantação de açaí, no Rio Tucumanduba, e conversaram com ribeirinhos que trabalham diretamente com a produção e comercialização de açaí. A visita às ilhas também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Oziel Bahia, de funcionários da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e da imprensa local.

ARTICULAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a intenção da Prefeitura é articular futuros investimentos para o município. "Nosso açaí abaetetubense tem um grande diferecial de qualidade no mercado local e internacional, então o nosso desejo é que possamos articular a maior comercialização do açaí e quem sabe a instalação de uma empresa local voltada a esse ramo", explicou.

PROJETO SALTA Z
A visita às ilhas de Abaetetuba também foi importante para os turistas conhecerem o Projeto da Prefeitura e da Funasa "Salta Z", que já garante água tratada a mais de 50 ilhas de Abaetetuba.

UBS FLUVIAL
No trajeto às plantações de açaí, o prefeito de Abaetetuba também apresentou aos ingleses a UBS Fluvial, que este mês de julho percorre por 12 localidades ribeirinhas levando atendimentos médicos e odontológicos ao povo das ilhas.
#Agricultura 09/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura organiza café da manhã e entrega de 100 kits para marcar Dia do Agricultor Na manhã do próximo dia 24 deste mês (quarta-feira), o prefeito Alcides Negrão (Chita) fará a entrega de 100 kits de ferramentas de trabalho aos agricultores familiares de Abaetetuba. A ação acontecerá às 8h, no galpão da antiga Feira do Produtor, e contará ainda com um café da manhã especial a ser ofertado aos trabalhadores do campo e às autoridades locais presentes.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Oziel Bahia, cada kit conterá cinco itens, sendo um carrinho de mão, um par de botas, enxada, lima e terçado. "Será um momento muito importante. Então convidamos a todos os agricultores a participarem conosco desse momento de comemoração, entrega de equipamentos e valorização ao trabalhador do campo", frisou.
#Agricultura 09/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura anuncia chamada pública para agricultores venderem alimentos à alimentação escolar As inscrições para os agricultores familiares fornecerem alimentos à Prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) encerram nesta sexta-feira, 12, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), situada ao lado da antiga Feira do Produtor.

Para participar da Chamada Pública para Gêneros Alimentícios diretamente da Agricultura Familiar os trabalhadores do campo precisam ir à Semagri, das 7h às 13h, com RG, CPF, extrato de DAP física do agricultor emitida nos últimos 30 dias, projeto de venda (formulário preenchido e assinado pelo agricultor participante) e declaração de que os alimentos são oriundos de produção própria.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Oziel Bahia, não haverá limite de inscrição de agricultores locais, ou seja, todos que estiverem com a documentação em dia poderão comercializar com a Prefeitura os alimentos.
Após a seleção, o Setor de Alimentação Escolar da Semec fará a contagem e distribuição dos gêneros alimentícios às escolas municipais do campo e da cidade.

ALIMENTOS A SEREM COMPRADOS
* Abacaxi (de primeira qualidade, in natura);
* Abóbora (com casca firme);
* Banana (graúda e de primeira qualidade);
* Cheiro-Verde (com folhas firmes);
* Couve (fresca, tipo manteiga);
* Farinha de Mandioca Branca (tipo 1, fina e seca);
* Farinha de Tapioca (preparada a partir do amido de mandioca);
* Feijão Verde (de cor verde e de primeira qualidade);
* Laranja (de primeira qualidade, in natura);
* Macaxeira (de superfície íntegra e firme);
* Maxixe (de primeira qualidade, tenros, frescos e verdes);
* Melancia (com 70 a 80% de maturação);
* Polpa de Frutas (diversas, congelada, preparadas com frutas sãs, limpas e sem parasitas);
* Polpa de Açaí (tipo médio ou regular: tipo B, com aparência densa);
* Tangerina (qualidade de primeira, in natura, apresentando grau de maturação).
#Agricultura 01/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Abaetetuba adota prática inovadora em saneamento Desde maio de 2017, Abaetetuba (PA) desenvolve um projeto inovador no saneamento que é o programa Sistema Alternativo de Tratamento de Água para Consumo Humano, mais conhecido como SALTA Z. A sigla é formada pelas letras iniciais do nome completo do programa e a letra Z refere-se ao mineral-chave no tratamento de água, a zeólita. O sistema consiste no tratamento de água bruta por meio de filtros e dosadores, além de reservatórios para acondicionamento e distribuição da água tratada.

O investimento de aproximadamente 22 mil reais em cada sistema traz resultados importantes para a saúde e educação. Os índices de doenças relacionadas à água não tratada como diarreias, hepatite e febre tifoide diminuíram nos postos de saúde do município. A taxa de evasão escolar também decresceu, pois era grande o número de faltas provocadas pelo adoecimento dos alunos, que mais tarde levaria ao abandono da sala de aula. A iniciativa foi reconhecida em 2018 como a 4ª experiência mais inovadora em gestão municipal do Brasil, no prêmio MuniCiência.

Gostou da iniciativa? No infográfico a seguir (imagens abaixo), confira mais informações sobre o Salta Z.

Fonte: UNICEF e CNM (www.mailchi.mp/342e14916890/newsletter-selo-unicef-amaznia-edio-11-ano-2019 )

#Agricultura 26/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Evento da Prefeitura em alusão ao Dia do Agricultor conta com ciclo de palestras e dicas de incentivo à produção Com o objetivo de incentivar o Agricultor Familiar de Abaetetuba a aumentar sua produção e ter acesso às políticas públicas de fomento à economia local, a Prefeitura realizou na manhã de ontem, 25, a abertura da "I Semana da Agricultura Familiar".

O evento segue até quinta-feira, 27, no Templo Central da Assembleia de Deus, e conta com palestras sobre linha de crédito bancário, assessoria jurídica, regularização ambiental, manejo do açaí, fomento à agricultura, dentre outras temáticas importantes para o empreendedorismo no campo.

A abertura da "I Semana da Agricultura Familiar" contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Oziel Bahia; do secretário municipal de Administração, Bruno Cardoso, que estava representando o prefeito Alcides Negrão (Chita); de trabalhadores do campo e lideranças locais.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS
Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a Prefeitura procura investir no homem do campo com iniciativas públicas que beneficiam diretamente o agricultor de Abaetetuba.
Confira abaixo algumas ações do governo "Trabalhando com o Povo":
- Compra de 30% da alimentação escolar diretamente dos agricultores familiares, conforme estipula a lei;
- Implantação de 50 Siltemas Alternativos de Tratamento de Água nas ilhas (Projeto Salta Z);
_ Entrega de kits de trabalho a centenas de agricultores locais;
_ Articulação com o ITERPA para a emissão de títulos de terra ao trabalhador do campo;
_ Criação da Primeira Casa de Farinha Mecanizada das Ilhas;
_ Oferta de mais de 30 cursos de capacitação aos agricultores familiares;
_ Mecanização de várias áreas da zona rural;
_ Incentivo ao aumento da produção a ser vendida na Feira do Agricultor Familiar (Atrás da Setran).

PROGRAMAÇÃO
Além de um ciclo de palestras a respeito de várias temáticas voltadas ao trabalho dos agricultores familiares, a "I Semana da Agricultura Familiar" oferece serviços de corte de cabelo feminino e masculino e tem um espaço reservado à exposição de produtos advindos da agricultura local.
#Agricultura 25/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura encerra I Semana da Agricultura Familiar com várias ações ao trabalhador do campo A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), promoveu nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2019 a "I Semana da Agricultura Familiar", no templo central da Assembeia de Deus. Foram três dias de atividades voltadas ao agricultor familiar, como palestras técnicas, orientações de linhas de crédito, vendas de produtos oriundos da agricultura familiar e ações de corte de cabelo e verificação de pressão arterial.

O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), agradece toda equipe de trabalho envolvida no evento, como a Semagri, secretarias municipais de Administração, Saúde e Educação, e as instituições parceiras: SEBRAE, IFPA, Embelezze, EMATER, SEDAP, ADEPARÁ, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
#Agricultura 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura intensifica ações do Projeto Mecanização Agrícola Valorizar o agricultor familiar, aumentar sua produção e seu lucro e, em consequência, proporcionar maior oferta de alimentos na cidade. Esse é o principal objetivo do “Projeto Mecanização Agrícola”, implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), por meio do Programa de Redução da Pobreza, Gestão de Recursos Naturais para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a meta do poder público municipal é mecanizar 100 áreas rurais até o final do ano, proporcionando aos agricultores familiares a otimização no preparo da área, o que impacta diretamente nos custos da produção. Na manhã de ontem, 04, o "Projeto Mecanização do Campo" chegou ao ramal do Recreio, na localidade da Colônia Nova.

FOMENTO DA ECONOMIA
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Oziel Bahia, "o projeto Mecanização Agrícola é importante para fomentar a economia do município a partir do incentivo ao agricultor familiar".

AUMENTO DA PRODUÇÃO
A Semagri também pretende custear o adubo para as áreas que estão sendo mecanizadas, o que possibilitará o aumento considerável da produção.
#Agricultura 28/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Abaetetuba e Iterpa fazem acordo para emissão de títulos de terra a moradores do campo Na tarde de ontem, 27, o prefeito Alcides Negrão (Chita) esteve em Belém com o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia, para encaminhar ao Instituto de Terras do Pará (Iterpa) o termo de cooperação técnica que autoriza a regularização de terras a moradores da zona rural de Abaetetuba.

Segundo o prefeito, o acordo com o governo do Estado é necessário para investir na regularização fundiária das áreas do município, de modo a beneficiar diretamente os moradores do campo.
#Agricultura 24/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Campanha de educação e saúde ambiental sobre projeto Salta Z chega aos polos dos rios Sapucajuba e Maracapucu Na manhã de ontem, 23, os professores e diretores das escolas municipais dos polos dos rios Sapucajuba e Maracapucu aderiram à "Campanha de Conscientização para o Consumo de Água Tratada do Projeto Salta Z", já implantado pela Prefeitura e Funasa em 50 localidades ribeirinhas.

A capacitação aconteceu na escola do Rio Urucuri e foi importante para formar multiplicadores para a campanha de difusão do projeto. "Nosso objetivo é cumprir o nosso papel enquanto poder público no sentido de proporcionar uma vida digna ao nosso povo das ilhas, com acesso a água tratada e, consequentemente, redução de inúmeras doenças", explicou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#Agricultura 23/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura mobiliza gestores e professores das ilhas para divulgarem Projeto Salta Z Com o objetivo de contribuir para o combate de doenças nas zonas ribeirinhas, por meio do consumo de água tratada, na manhã da última terça-feira, 21, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) realizaram a II Formação de Gestores e Professores das ilhas do polo do Rio Paramajó. A capacitação foi realizada na Escola Municipal Marialdir Santos e foi importante para divulgar a existência do Projeto Alternativo de Tratamento de Água, o Salta Z, já implantado pela Prefeitura e Funasa em 50 rios de Abaetetuba.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia, a Semagri e Semec já programaram outras três reuniões nos próximos meses para intensificar a divulgação do Projeto Salta Z.


PREMIAÇÃO
Este ano, o prefeito Alcides Negrão (Chita) foi premiado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, pela relevância do Projeto Salta Z.
#Agricultura 22/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura orienta comunidade da Vila de Beja a reaproveitar alimentos da agricultura familiar Na última segunda-feira, 20, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) esteve na Vila de Beja para uma atividade com as famílias atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O principal objetivo da ação foi orientar a comunidade de como melhor aproveitar os alimentos advindos da agricultura familiar.

"Fizemos uma atividade bem proveitosa, pois nossa equipe da Semagri ensinou a população a preparar os alimentos a partir do reaproveitamento de cascas, sementes e talos que geralmente são descartados, mas que apresentam alto teor nutricional", informou o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia.


PARCERIA SEMAS-SEMAGRI
O PAA é um programa criado pelo governo federal desde 2003 que possui como finalidade a compra de alimentos produzidos por agricultores locais e o destino gratuito a pessoas que não têm acesso à alimentação saudável e que são atendidas pela rede da assistência social.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Semagri, desenvolvem de forma exitosa o PAA, beneficiando diretamente vários agricultores familiares e diversas entidades que se beneficiam com o recebimento gratuito de alimentos nutritivos e saudáveis.
#Agricultura 20/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura e Funasa articulam implantação de novos Salta Z nas ilhas de Abaetetuba O prefeito Alcides Negrão (Chita) participou na última sexta-feira, 17, de uma importante reunião na Funasa, em Brasília, para tratar da ampliação do Projeto Salta Z, já implantado em 50 ilhas de Abaetetuba, beneficiando mais de 20 mil moradores do campo.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), o sentimento é de reconhecimento e gratidão. "Ficamos muito felizes, porque na recepção do segundo andar da Funasa estão estampadas as fotografias do nosso projeto com a Funasa. É um importante registro de uma grande conquista para Abaetetuba, pois estamos conseguindo garantir água tratada ao nosso querido povo ribeirinho", destacou.
#Agricultura 15/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reunião discute melhorias na qualidade da alimentação escolar da rede municipal de ensino A Prefeitura de Abaetetuba reuniu ontem, 14, com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), do Conselho Municipal de Merenda Escolar, da Emater, da Cooperativa de Frutas (Coofrutas), Secretaria Municipal de Educação (Semec), UFPA, Feira do Agricultor Familiar e associações para tratar da avaliação e do alinhamento da qualidade da merenda escolar fomentada pela agricultura familiar.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia, durante a reunião foi feita a avaliação da atuação integrada entre os órgãos, assim como foram discutidas novas ideias, desde ampliar a capacitação profissional das serventes das escolas municipais para melhorar o aproveitamento do produto orgânico ao incentivo à cultura de hortaliças e de diversos alimentos que estejam de acordo com o cardápio escolar exigido.

Para o prefeito Alcides Negrão, Chita, o diálogo entre as instituções é importante para melhor atender os alunos com merenda de qualidade. "Quero agradecer a iniciativa coletiva, pois é com o aperfeiçoamento do trabalho de todos que vamos melhorar o nosso município", destacou.

Desde 2017, houve o crescimento da oferta da merenda escolar pela agricultura familiar. "Vamos continuar lutando para garantir o desenvolvimento e a qualidade da merenda escolar na mesa de nossos alunos", garantiu o prefeito.
#Agricultura 14/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura cria folder para intensificar divulgação do Projeto Salta Z Divulgar o maior projeto rural de água tratada do Brasil implantado em Abaetetuba pela Prefeitura e Funasa. Esse foi o principal objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), ao criar o folder do Projeto Salta Z.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), o folder é importante porque identifica a localização de todas as comunidades ribeirinhas que dispõem de água tratada para consumo humano por meio do SALTA Z. "Até o momento, já beneficiamos 50 ilhas com água de qualidade, contemplando mais de 20 mil ribeirinhos", explicou.

Para o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia, o folder pretende sensibilizar a população ribeirinha da importância do consumo diário de água tratada do projeto. "Além da prevenção de várias doenças, a água potável garante mais qualidade de vida ao homem do campo", esclarece o secretário, ao lembrar também que o Salta Z já foi premiado 2 anos consecutivos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
#Agricultura 14/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura mobiliza Agentes Comunitários de Saúde para sensibilizarem ribeirinhos sobre uso de água tratada do Salta Z A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) fez uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesmab) com o objetivo de mobilizar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das comunidades ribeirinhas para serem multiplicadores da sensibilização da importância do consumo de água tratada do Projeto Salta Z, já implantado em 50 ilhas de Abaetetuba.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), o projeto vem melhorando consideravelmente a qualidade de vida da população do campo, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas. "O Salta Z é um projeto pioneiro no Pará e temos orgulho de recebermos premiação nacional por esse grande feito da nossa gestão", destacou.

Este ano, a Coordenação de Implantação do Projeto Salta Z intensificou o trabalho de monitoramento do programa, de modo a garantir a todos água de qualidade e mais saúde para os moradores da zona rural.
#Agricultura 14/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reunião discute parceria entre Prefeitura e profissionais da educação para difundir Projeto Salta Z A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) e a Cordenadoria de Educação no Campo da Semec, realizou hoje, 14, na Escola Municipal São João Batista, no Rio Campompema, uma importante palestra sobre a necessidade do consumo de água tratada do Sistema Alternativo de Abastecimento de Água, o Salta Z, criado pela Prefeitura e pela Funasa.

"O objetivo da parceria é ampliar o conhecimento e a informação sobre o projeto Salta Z para que os professores e técnicos da educação se tornem mutiplicadores e conscientizadores da importância do consumo da água de qualidade nas localidades ribeirinhas em que atuam", explicou o secretário municipal de Agricultura, Oziel Baia.

Conforme o prefeito Alcides Negrão, Chita, o projeto Salta Z já foi implantado em 50 ilhas de Abaetetuba, beneficiando diretamente com água tratada para consumo mais de 20 mil moradores do campo.
#Agricultura 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura realiza capacitação em manipulação de alimentos para usuários da Assistência Social A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) está realizando capacitação em Manipulação de Alimentos para os usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Na manhã do último dia 08, o curso aconteceu no Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (CREAM).

Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Oziel Baia, os alimentos utilizados na capacitação são oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. "É uma forma de também valorizarmos o nosso agricultor local", destacou.

O prefeito Alcides Negrão (Chita) vem nos últimos anos incentivando o setor agrícola no município, com a entrega de equipamentos essenciais para a produção no campo e a oferta de vários cursos e capacitações.
#Agricultura 30/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura abre inscrição para mecanização agrícola de áreas produtivas Incentivar o plantio e investir no aproveitamento de áreas produtivas em Abaetetuba. Esse é o principal objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), ao planejar ações de mecanização agrícola para o ano de 2019.

Segundo a equipe técnica da Semagri, a reunião de ontem, 29, foi importante para tratar do planejamento de ações voltadas aos produtores que terão incentivo à mecanização. As inscrições para terem as áreas mecanizadas iniciam nesta quinta-feira, dia 2 de maio, e seguem até o próximo dia 20 de maio, no prédio da Semagri (no bairro do Algodoal, ao lado da antiga Feira do Produtor).

Para se inscrever, o interessado precisa informar nome completo, documento de identificação, localidade e telefone para contato. Após as inscrições, a Semagri realizará visita técnica nas áreas produtivas para avaliar a possibilidade de mecanização.
#Agricultura 30/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura investe no monitoramento de futuras instalações do Salta Z A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, esteve na manhã de ontem, 29, monitorando a construção dos elevados para as futuras instalações do "Projeto Salta Z" nas comunidades ribeirinhas Guajarazinho, Tabatinga, Acaraqui e Sarapucuara.

De acordo com o prefeito Alcides Negrão (Chita), o projeto já garantiu água tratada para consumo humano a 50 ilhas de Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 20 mil ribeirinhos e moradores da zona rural. A intenção da Prefeitura é implantar o Salta Z nas 72 ilhas de Abaetetuba.
#Agricultura 30/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura e UFPA discutem parceria técnica para o andamento do Projeto Salta Z A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), esteve na última quarta-feira, 24, reunida com representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), para tratar da parceria técnica-científica cuja finalidade é monitorar a qualidade da água tratada do projeto SALTA Z, implantado pela Prefeitura e Funasa em 50 ilhas de Abaetetuba.

Segundo a Semagri, mais de 20 mil ribeirinhos vêm sendo beneficiados, nos últimos 2 anos, com o maior projeto de Saneamento Básico Rural do Brasil, o Salta Z.

"Sem dúvida, é muito importante fazer periodicamente o acompanhamento cauteloso da água disponibilizada pelo Salta Z. Esse projeto possibilitou a redução do número de contaminação por doenças na zona rural e garantiu mais qualidade de vida ao nosso povo ribeirinho", destacou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#Agricultura 26/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri discute com lideranças do campo implantação do "Programa Saúde no Campo" A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) participou de uma reunião com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato dos Agricultores Rurais de Igarapé Miri e Abaetetuba, do Programa de Apoio Social às Comunidades Rurais (Pascor) e mais 15 lideranças do campo de Abaetetuba para discutir os principais problemas no setor da agricultura e para propor parceria para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Segundo a Semagri, a reunião também foi de grande relevância para organizar a efetivação do "Programa Saúde no Campo", que consiste em ações itinerantes com atendimento médico, palestras de prevenção, minicursos voltados a agricultores e moradores da zona rural. A primeira ação acontecerá no próximo sábado, dia 11/05, no Pontilhão.
#Agricultura 24/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura beneficia 21 instituições com entrega de cerca de 700 quilos de alimentos da agricultura familiar Na manhã de ontem, 23, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu de 15 agricultores familiares locais cerca de 700 quilos de alimentos. As frutas, os legumes e as verduras fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e serão destinados a 21 instituições do município, como Apae, Hospital Municipal Santa Rosa, Centros de Recuperação e CRAS.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a parceria firmada entre a Prefeitura e os governos federal e estadual é importante para o andamento do programa, pois beneficia semanalmente com alimentos saudáveis diversas instituições de Abaetetuba que atendem, sobretudo, doentes, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.

Hoje, 24, a equipe técnica do governo do Estado está em Abaetetuba investindo no trabalho de monitoramento do PAA. No cronograma de ação, estão previstas visitas aos agricultures cadastrados no programa e reunião com representantes da Prefeitura.

GERAÇÃO DE RENDA
Segundo o secretário-adjunto de Agricultura, Oziel Baia, o Programa de Aquisição de Alimentos é de grande importância para a geração de emprego e renda local, já que é voltado diretamente às famílias dos pequenos agricultores. "As instituições de saúde, de educação, da assistência social, as pastorais sociais e os centros de recuperação também são os grandes beneficiários. Então é muito gratificante ver que a Prefeitura está assumindo a sua parte no andamento do programa", destacou.
#Agricultura 10/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Abaetetuba ganha prêmio MuniCiência, em Brasília, com projeto Salta Z O maior projeto de saneamento rural do Brasil, o Salta Z, criado pela Prefeitura de Abaetetuba e Funasa, acaba de receber em Brasília o Prêmio MuniCiência, durante a Marcha dos Prefeitos 2019. O evento aconteceu no período de 8 e 11 de abril e reuniu diversas autoridades nacionais e centenas de prefeitos de todo o Brasil.

O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), participou da programação para receber a premiação e compartilhar com os outros gestores do país a implantação do projeto Salta Z, que já garantiu água tratada para consumo humano a 50 ilhas do município, beneficiando diretamente mais de 20 mil ribeirinhos. Apenas cinco municípios do Brasil foram premiados.
LIVRO
Graças ao destaque e relevância do projeto Salta Z, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Funasa, o programa de água tratada para consumo humano foi lançado em um livro pela organizadora da Marcha dos Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O governador do Pará, Helder Barbalho, também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Abaetetuba e anunciou que pretende implantar o projeto em outros municípios paraenses.

Segundo o prefeito, “o povo das ilhas e do campo, de forma geral, sempre sonharam em ter água tratada, mas nunca tiveram. Então a gestão municipal está muito feliz, pois em dois anos de governo já foram beneficiadas mais de 50 comunidades rurais com a instalação de Sistemas de Tratamento de Água". Este ano de 2019, outras localidades da zona rural também serão contempladas, atingindo a meta de 85 comunidades ribeirinhas favorecidas com o projeto "Salta Z". "Será um marco do nosso governo”, disse Alcides Negrão (Chita).


Por Tatiara Ferranti (Ascom Prefeitura de Abaetetuba)


#Agricultura 09/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Projeto Salta Z é destaque em livro lançado na Marcha dos Prefeitos O município de Abaetetuba é destaque no Guia de Reaplicação, um livro lançado amanhã, 10, em Brasília, na Marcha dos Prefeitos, contendo experiências de sucesso desenvolvidas por várias prefeituras do Brasil, dentre elas a de Abaetetuba. O inédito e premiado “Projeto Salta Z”, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Funasa, é o maior projeto rural de abastecimento de água do Norte e já implantou Sistemas Alternativos de Tratamento de Água Tratada em 50 localidades ribeirinhas, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas.

Esta semana, de 8 e 11 de abril, o prefeito Alcides Negrão (Chita) está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que reúne autoridades nacionais e centenas de prefeitos de todo o Brasil.

Durante a programação, o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), apresentou a diversas autoridades o premiado “Projeto Salta Z”. Conforme os organizadores do evento, o objetivo da Marcha dos Prefeitos é compartilhar entre as autoridades municipais projetos inovadores que contribuem diretamente para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), “o povo das ilhas e do campo, de forma geral, sempre sonharam em ter água tratada, mas nunca tiveram. Então a gestão municipal está muito feliz, pois em dois anos de governo já foram beneficiadas mais de 50 comunidades rurais com a instalação de Sistemas de Tratamento de Água". Este ano de 2019, outras localidades da zona rural também serão contempladas, atingindo a meta de 85 comunidades ribeirinhas favorecidas com o projeto "Salta Z". "Será um marco do nosso governo”, disse o prefeito.
#Agricultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura oferta Curso de Operadores do Projeto Salta-Z Neste sábado, 23, às 8h, na igreja Assembleia de Deus do Rio Sapucajuba, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) vai promover o Curso de Operadores do Projeto Salta-Z aos ribeirinhos dos rios Sapucajuba, Assacu, igarapé Vilar, Urubueua Fátima, Urubueua Tauá, Urubueua Cabeceira, Rio Doce, Prainha, Rio da Prata, Rio Marinquara e Rio Anequara.

O curso será ministrado pela Funasa e pretende dá prosseguimento ao projeto Salta-Z, o maior projeto rural de abastecimento de água criado pela Prefeitura e pela Funasa.
#Agricultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura abre seleção para comunidades rurais serem contempladas com Casa de Farinha Mecanizada A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), abre seleção pública para as comunidades rurais de Abaetetuba que desejam ser contempladas com Casa de Farinha Mecanizada. A meta do poder público municipal é instalar, nos próximos dois anos, 30 novas Casas de Farinha totalmente mecanizadas, beneficiando mais de 600 famílias da zona rural.

As comunidades interressadas no programa de desenvolvimento da mandiocultura devem realizar sua inscrição durante os meses de março e abril deste ano, na Semagri, situada ao lado da antiga Feira do Produtor.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, os extensionistas rurais da Semagri farão uma avaliação técnica da produção local das comunidades inscritas, assim como das condições de preservação do patrimônio investido.

Este ano, a Prefeitura inaugurou a Primeira Casa de Farinha Mecanizada no Rio Maracapucu, contemplando diretamente 23 famílias ribeirinhas. "Esse investimento sinaliza mais um compromisso da nossa gestão", destacou o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita).
#Agricultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Curso de Operadores do projeto Salta-Z chega ao Rio Maracapucu Nesta quinta-feira, 21, às 8h, a Prefeitura de Abaetetuba vai promover o Curso de Operadores do Projeto Salta-Z, na igreja Assembleia de Deus do Rio Maracapucu Cariá. O projeto Salta-Z, criado pela prefeitura e pela Funasa, já garantiu a instalação de sistema de tratamento de água em 50 ilhas do município.

O curso será ministrado pela Funasa e é destinado aos ribeirinhos que residem nos rios Maracapucu Cariá, Maracapucu Ipiramanha, Maracapucu Sagrado, Maracapucu Palmar, no Igarapé Batista, Jupariquara, Rio Piquiarana, Rio Ipanema,
Rio Quianduba, Furo Grande, Furo Gentil, Médio Tucumanduba,
Rio Bacuri, Furo Panacuerazinho,
Ajuaizinho do Tucumanduba, Alto Paruru, Baixo Paruru e Rio Maúba.

"O projeto Salta-Z representa um marco do nosso governo, pois pela primeira vez na história os ribeirinhos e demais habitantes estão tendo acesso à água tratada. Com certeza estamos no caminho certo, garantindo mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo", destacou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#Agricultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri promove Curso de Operadores do Projeto Salta-Z no Rio Paramajó Na manhã desta sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) vai realizar, no Rio Paramajó, o Curso de Operadores do Projeto Salta-Z, o maior projeto rural de abastecimento de água que já chegou em 50 ilhas de Abaetetuba.

A capacitação inicia às 8h, na Igreja Assembleia de Deus da localidade, e é destinada aos moradores do Rio Paramajó, Igarapé Pirocaba, Igarapé Tauerazinho, Rio Sirituba, Costa Sirituba, Rio Campompema, Rio Caripetuba, Igarapé Gurajuba, Rio Xingu, Igarapé São José, Furo do Boto, Baixo Jarumã e
localidade Tauari.

Segundo a Semagri, o curso faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura e a Funasa, a qual ficará responsável por ministrar a capacitação. "O projeto Salta-Z representa um marco do nosso governo, pois pela primeira vez na história os ribeirinhos e demais habitantes estão tendo acesso à água tratada. Com certeza estamos no caminho certo, garantindo mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo", destacou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#Agricultura 14/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura investe em compra de materiais de construção para reforma da Feira do Agricultor A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), investiu na compra de diversos materiais de construção para o início da reforma do escritório e da Feira do Agricultor Familiar de Abaetetuba, que funciona na Av. Dom Pedro II, atrás da Setran.

O prefeito Alcides Negrão (Chita) esteve ontem, 12, no local acompanhando de perto o andamento dos serviços e manifestando apoio ao fomento da agricultura familiar no município.

Nos últimos 2 anos, a Prefeitura tem incentivado muito o setor produtivo local por meio da oferta de vários cursos de capacitação aos agricultores familiares e da entrega a eles de diversas ferramentas de trabalho. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) também compra 30% da merenda escolar diretamente dos agricultores de Abaetetuba, garantindo alimentação saudável aos alunos das escolas municipais e valorizando a geração de emprego e renda local.
#Agricultura 19/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reunião de planejamento define lançamento de dois novos projetos para a agricultura Na manhã da última sexta-feira, 15, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Geovanny Farache, participou de uma reunião com o presidente da Associação da Feira do Agricultor Familiar de Abaetetuba (Afafa), Manoel Silva, para tratar do planejamento das ações conjuntas da Semagri e da Afafa para os anos de 2019 e 2020.

Durante a reunião, também foi definido o lançamento de dois novos projetos de expansão da produção advinda da agricultura familiar, assim como estipuladas as datas para a inauguração dos projetos.

"Essa reunião foi uma clara confirmação do poder público em fomentar a produção local e incentivar os agricultores familiares que abastecem a nossa cidade", esclareceu o secretário de Agricultura, Geovanny Farache.
#Agricultura 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura financia Agroindústria Familiar de Processamento de Frutas A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), está financiando a “Agroindústria Familiar de Processamento de Frutas de Abaetetuba”.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, o investimento na Agroindústria Familiar de Processamento de Frutas de Abaetetuba representa um feito histórico na região e vem realizar a agregação de valores aos produtos primários, desse modo aumentando a geração de emprego e renda no município e fortalecendo a permanência do homem no campo.
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reunião discute Plano de Trabalho para Região do Baixo Tocantins Na manhã de ontem, 06, representantes da Prefeitura de Abaetetuba participaram de uma importante reunião em Belém, no Codesei, o Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal, para tratar do desenvolvimento de um Plano de Trabalho para a Região do Baixo Tocantins, por meio da contribuição dos municípios paraenses na verticalização e sustentabilidade da agricultura familiar rural na região.

A proposta da reunião foi encaminhar o Plano de Trabalho à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Participaram da reunião autoridades locais dos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.
#Agricultura 05/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Associação da Feira do Produtor recebe capacitação da Prefeitura Contribuir para aumentar a diversidade de produtos ofertados semanalmente na Feira do Agricultor de Abaetetuba. Esse foi o principal objetivo do Curso de Horticultura ofertado pela Prefeitura e pela Emater à Associação dos agricultores locais que comercializam produtos orgânicos no galpão da Setran. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, a Feira do Agricultor Familiar de Abaetetuba tem total apoio da Prefeitura por meio dos incentivos da Semagri e da Semeia. Desde a gestão do prefeito Alcides Negrão (Chita), centenas de produtores familiares vêm recebendo fomentos periódicos do poder público municipal. Nos últimos dois anos, a Prefeitura entregou trator para mecanização agrícola das áreas produtivas, balanças aos produtores rurais e outras ferramentas de trabalho.

#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Reunião discute implantação do Projeto Salta Z em comunidade do Baixo Tucumanduba Meta da prefeitura é garantir água tratada a 85 localidades da zona rural
#Agricultura 29/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Projeto Salta Z constará em livro a ser lançado em Brasília, na Marcha dos Prefeitos Entre os dias 8 e 11 de abril deste ano, em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai lançar o Guia de Reaplicação, um livro contendo as experiências de sucesso desenvolvidas por várias prefeituras do Brasil, dentre elas a de Abaetetuba. O inédito e premiado “Projeto Salta Z”, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Funasa, será um dos destaques do livro por já ter implantado Sistemas Alternativos de Tratamento de Água em 55 localidades ribeirinhas.

No evento, o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, irá apresentar o “Projeto Salta Z” por meio de palestra e entrevistas para centenas de prefeitos interessados na tecnologia de Abaetetuba. A ideia da Marcha dos Prefeitos é, também, compartilhar entre as autoridades municipais projetos inovadores que contribuem diretamente para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), o “Projeto Salta Z” foi criado para atender um anseio antigo das comunidades rurais de Abaetetuba. “Nosso povo das ilhas e do campo, de forma geral, sempre sonharam em ter água tratada, mas nunca tiveram. Estamos muito felizes, porque em menos de dois anos de governo já conseguimos beneficiar mais de 50 comunidades rurais com a instalação de Sistemas de Tratamento de Água. Este ano de 2019 teremos outras localidades beneficiadas, ou seja, passaremos a atender, no total, 85 comunidades ribeirinhas das ilhas de Abaetetuba. Será um marco do nosso governo”, disse.
#Agricultura 28/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri e Emater ofertam Curso de Horticultura e Hidroponia Comercial Curso é gratuito e será ministrado por pesquisador de referência nacional da UFRA
#Agricultura 23/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura inaugura Primeira Casa de Farinha Mecanizada das Ilhas Com o incentivo da Prefeitura, a comunidade do Rio Maracapucu Sagrado inaugurou na manhã de hoje, 23, a primeira Casa de Farinha Mecanizada das Ilhas. O novo espaço será importante para fomentar o setor produtivo local e proporcionar a geração de emprego e renda na região ribeirinha, beneficiando diretamente dezenas de famílias da zona rural.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a Casa de Farinha Mecanizada das Ilhas representa uma grande conquista para os ribeirinhos, que agora terão um espaço adequado para trabalharem e aumentarem a produção de farinha. "Este é mais um compromisso do poder público municipal que está sendo firmado com o nosso querido povo das ilhas. Gerar emprego e renda também às comunidades ribeirinhas é uma de nossas metas", esclareceu.
#Agricultura 22/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura realiza manutenção do Projeto Salta Z com doação de insumos de funcionamento Como forma de incentivar ainda mais a existência do Projeto Salta Z, que garante água tratada a ribeirinhos de vários rios de Abaetetuba, a Prefeitura distribuiu na manhã de hoje, 22, mais de 500 quilos de cloro para tratamento de água e 500 quilos de sulfato de alumínio e reagentes de cloro para comunidades rurais. As substâncias químicas vão garantir o funcionamento do projeto por 13 meses consecutivos.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, a continuidade do Projeto Salta Z beneficiará mais de 10 mil famílias em 50 comunidades da zona rural. Nos últimos meses, 50 sistemas de tratamento de água implantados receberam apoio da Prefeitura quanto à manutenção dos equipamentos.
#Agricultura 21/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura entrega 300 kits de ferramentas de trabalho a agricultores locais Na manhã de hoje, 21, a Prefeitura entregou aos agricultores familiares da região do Cinturão Verde (Colônia Nova e entorno) 300 kits compostos por pulverizador costal, pá, mangueira e outras ferramentas de trabalho, como mangueiras “tipo Santeno” de 100 metros. Ao todo, 300 famílias de 75 comunidades rurais - ribeirinhas e terra-firme - foram beneficiadas com o investimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri).

Conforme o prefeito Alcides Negrão (Chita), o incentivo da Prefeitura foi pensado para proporcionar a Abaetetuba o maior sistema de irrigação de horticultura do Estado do Pará, com mais de 150.000 mil metros de mangueiras de irrigação distribuídos.

"Estima-se que o fomento irá apoiar o incremento produtivo de 50% das horticulturas familiares. Isso corresponde a aproximadamente 210 hectares de áreas produtivas. Então, esperamos alcançar com os sucessivos fomentos produtivos da Semagri a vanguarda de maior município produtor de horticultura do Baixo Tocantins", explicou o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache.
#Agricultura 21/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Projeto de Tratamento de Água - Salta Z é destaque nacional A parceria firmada entre a Prefeitura de Abaetetuba e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) tem garantido a criação do “Projeto Salta Z”, que já implantou sistema de água tratada em 55 comunidades rurais do município só nos últimos anos de 2017 e 2018. Essa experiência exitosa tem rendido a Abaetetuba o Prêmio MuniCiência e reconhecimento nacional e internacional.


O vídeo sobre o “Projeto Salta Z” produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) já está disponível no canal do Youtube da CNM (www.youtube.com/watch?v=m4PwEDUOSlI ) e nas redes sociais da instituição (www.facebook.com/ProjetoUniverCidades/ ).


Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), o “Projeto Salta Z” foi criado para atender um anseio antigo das comunidades rurais de Abaetetuba. “Nosso povo das ilhas e do campo, de forma geral, sempre sonharam em ter água tratada, mas nunca tiveram. Estamos muito felizes, porque em menos de dois anos de governo já conseguimos beneficiar mais de 50 comunidades rurais com a instalação de Sistemas de Tratamento de Água. Este ano de 2019 teremos outras localidades beneficiadas, ou seja, passaremos a atender, no total, 85 comunidades ribeirinhas das ilhas de Abaetetuba. Será um marco do nosso governo”, disse.

Entre os dias 8 e 11 de abril deste ano, em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, a CNM vai lançar o Guia de Reaplicação, um livro contendo as experiências de sucesso desenvolvidas por várias prefeituras do Brasil, dentre elas a de Abaetetuba.

#Cultura 10/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura incentiva artesãos de Abaetetuba a exportarem brinquedos de miriti A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), está realizando um trabalho importante de incentivo aos artesãos locais. Trata-se de organizar as várias associações dos artesãos de brinquedos de miriti para articular a comercialização dos artesanatos de miriti para o exterior, a exemplo dos países da União Europeia e da América do Norte.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa da Prefeitura. “Temos um número bastante expressivo de artesãos em nossa cidade, os quais sustentam suas famílias com a venda de brinquedos e artesanatos de miriti. Tenho certeza que esse incentivo que estamos dando às associações fomentará ainda mais a geração de renda aos artesãos e tornará Abaetetuba, a Capital Mundial do Brinquedo de Miriti, reconhecida internacionalmente”, frisou.

Desde 2010, o brinquedo de miriti é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, pela Lei Estadual 7.433/2010. O artesanato de miriti produzido pelos artesãos de Abaetetuba consta ainda como elemento estruturante do Círio de Nazaré, com suas cores alegres e coloridas.
#Agricultura 27/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri cria projeto de perfuração de poços e encanação de água nas ilhas Microcisternas de abastecimento atenderão 21 comunidades rurais
#Agricultura 26/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura anuncia implantar sanitários ecológicos nas ilhas de Abaetetuba Projeto já inicia no 1° semestre de 2019 e vai garantir mais saúde a moradores do campo
#Agricultura 20/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri e Emater ofertam Curso de Horticultura e Hidroponia Comercial Curso é gratuito e será ministrado por pesquisador de referência nacional da Embrapa Amazônia Oriental
#Agricultura 19/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Semagri abre inscrição para 30 cursos na área da agricultura Inscrição segue até o dia 29 de março de 2019
#Agricultura 13/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura recebe um carro e GPS portátil para fomentar agricultura familiar O Prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), recebeu na última terça-feira, 11, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em Belém, um veículo Renault Sandero e um GPS portátil com 12 canais. O carro e os novos equipamentos são originários de emenda parlamentar e também do Contrato de Repasse MDA/CAIXA, para atender demanda da agricultura familiar no município.

De acordo com o prefeito Alcides Negrão (Chita), o carro e o GPS serão importantes para fortalecer o trabalho de incentivo aos agricultores familiares locais. “Para nós, enquanto poder público, esse veículo é de grande importância. Estamos muito felizes porque agora poderemos fortalecer ainda mais o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de fomento à agricultura familiar”, disse.

#Agricultura 11/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura entrega Sistema Alternativo de Tratamento de Água (Salta-Z) ao Rio Ipanema O Projeto Salta Z, que garante a implantação de Sistema Alternativo de Tratamento de Água Potável nas ilhas de Abaetetuba, acaba de chegar ao Rio Ipanema, graças ao empenho da Prefeitura de Abaetetuba e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O projeto vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) e já recebeu premiação em Portugal por está beneficiando diretamente milhares de famílias ribeirinhas abaetetubenses.
Conforme o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, só no Rio Ipanema são mais de 311 famílias contempladas com o Projeto Salta Z. "Implantamos o maior projeto de saneamento rural do Estado do Pará. Estamos garantindo água potável para quase 100% de todas as 72 ilhas de Abaetetuba", informou.
Para o prefeito Alcides Negrão (Chita), o Projeto Salta Z representa um grande marco de sua gestão. "Temos certeza que estamos no caminho certo", disse, entusiasmado.
#Agricultura 11/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura de Abaetetuba é destaque em Portugal com projetos da Semagri A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza, de 19 a 23 de novembro, missão técnica de prefeitos e gestores vencedores do Prêmio MuniCiência 2017-2018 a Municípios da Rede de Autarquias Participativas de Portugal (RAP). Participam do encontro representantes de Abaetetuba (PA); Gurjão (PB); Rio Grande (RS); Santa Clara do Sul (RS); e São Bento do Una (PE), que visitam municípios portugueses da região do Algarve, no sul do país, além de Cascais e Lisboa. A agenda inclui debates sobre orçamentos participativos, ações sociais e demais temas de gestão.
A missão promovida pela CNM, realizada no âmbito do Projeto UniverCidades, possui apoio da União Europeia. O objetivo é viabilizar o intercâmbio de experiências inovadoras e exitosas que tenham contribuído para a melhoria da gestão pública nos municípios brasileiros e portugueses. Os gestores do Brasil apresentam seus projetos vencedores do MuniCiência e também conhecem experiências de modelos institucionais e parcerias de sucesso entre instituições de ensino e pesquisa e municípios.
Para o Prefeito de Abaetetuba Alcides Negrão (Chita), Abaetetuba é referência no desenvolvimento rural da região, com a implantação de projetos inovadores, como o maior projeto de saneamento rural do Estado do Pará, o Sistema de Tratamento de Água, Salta Z. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Abaetetuba está levando água potável para comunidades ribeirinhas.
Desde setembro de 2017, a gestão municipal vem instalando, nas ilhas da região, unidades do sistema SALTA-Z, desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que faz a coleta e purificação da água dos rios para consumo humano. Aproximadamente 40% da população de Abaetetuba mora nas 72 ilhas do município. Antes da chegada do SALTA-Z os moradores que não tinham condições de comprar água mineral engarrafada na cidade tinham de consumir a água dos rios.
“A oportunidade de participar deste momento é essencial para conseguirmos a captação de recursos e a implantação de novos projetos em Abaetetuba”, explica Geovanny Farache, secretário municipal de Agricultura.

Fonte:www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/cnm-promove-missao-para-troca-de-experi encias-entre-municipios-brasileiros-e-portugueses
#Agricultura 06/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Prefeitura anuncia instalação de mais 30 Sistemas de Tratamento de Água em 2019 Projeto Salta Z já beneficiou 55 comunidades rurais de Abaetetuba em 2017 e 2018
#Agricultura 14/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO Projeto "Roça com Queima, Nunca Mais!" oferta 300 vagas a agricultores O antigo costume de desmatar com fogo as áreas de vegetação para dar lugar a plantações é comum na Amazônia. Porém, em Abaetetuba, a Prefeitura acaba de lançar um projeto extremamente inovador que pretende apoiar o plantio com roça sem a necessidade de queima. Os agricultores interessados nesse novo sistema de plantio que preserva o meio ambiente devem fazer a inscrição no Projeto “Roça com Queima, Nunca Mais!”, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), até dia 31 de dezembro.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, hoje existem novas possibilidades de cultivo, por isso a proposta da Semagri é sugerir aos agricultores que a melhor saída não é a monocultura, mas sim diversificar a produção. “A mandioca, por exemplo, pode ser plantada com feijão, milho ou frutíferas. Então essa mudança é devido, principalmente, às pesquisas que apontam a baixa produtividade das lavouras depois do segundo e terceiro ano, já que ocorre o declínio contínuo da produção”, explica.

Conforme o prefeito Alcides Negrão (Chita), o projeto municipal “Roça com Queima, Nunca Mais!” possibilitará ainda que o agricultor familiar substitua o método convencional de plantio para se proteger de doenças que atacam as monoculturas, pois alguns casos levam à perda quase total da plantação.
www.abaetetuba.pa.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 13:33:49