NOTÍCIAS

09-MAR-2023

Novo aumento do polígono de risco na área do deslizamento nos bairros São José e São João

Com base em estudos técnicos, foi efetivada a ampliação da área de risco e consequente desocupação de mais imóveis nos bairros São José e São João

#DefesaCivil POR NATALIA 09 DE MARÇO DE 2023

Operação realizada na manhã de hoje (09) aumentou o isolamento e desativou o fornecimento energia na área desocupada

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (9) promoveu uma nova ampliação do polígono de risco e isolamento da área onde ocorreu o deslizamento de terra nos bairros São José e São João, em Abaetetuba.

"Hoje, dia 9 de março, às 09 horas, nós desencadeamos a operação do segundo aumento do polígono de risco. Isso nos dá três movimentações nesse sentido. Hoje provavelmente será o último movimento de aumento de risco", declarou Augusto Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal e do Comitê de Sistema de Comando em Desastre.

A decisão do Comitê se deu com fundamento nos resultados obtidos nos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, que apontaram alto risco para toda a área isolada, que já alcança 42 mil metros quadrados.

A desocupação da nova área vai se dar de forma ordenada, após o cadastro das novas famílias afetadas e encaminhamento para o recebimento dos benefícios assistenciais. Duas famílias vinham apresentando resistência na desocupação da área anteriormente definida e hoje concordaram em retirar-se definitivamente dos imóveis localizados na área do segundo polígono.

A pedido do Comitê foi realizada a interrupção do fornecimento de energia na área já desocupada, a fim de reduzir os riscos na área e evitar o retorno dos moradores para a situação de risco apresentada, haja vista a insistência de alguns moradores em retornar para os imóveis, mesmo diante dos esclarecimentos prestados pela Defesa Civil.

"Algumas pessoas não entenderam ainda qual é a gravidade, qual é o risco. Ele pode não se apresentar fisicamente, mas nós temos um risco no solo. Por isso a necessidade da desocupação. E nesse processo uma das ações é desligar a energia das casas", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

Desde o dia 24 de fevereiro a Prefeitura de Abaetetuba monitora a situação ocasionada pelo movimento de massa verificado na margem do Rio Maratauira, na altura da Rua Dom Pedro I. No dia 26 de fevereiro o deslizamento provocou danos físicos e desencadeou diversos danos sociais, os quais a Prefeitura, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal atua para minimizar.

Em 26 de fevereiro o Decreto Municipal nº 157/2023 declarou Situação de Emergência nas áreas do município de Abaetetuba afetadas pela erosão de margem fluvial por 180 dias. Em 27 de fevereiro, o decreto foi homologado pelo Governo Estadual e em 1º de março a situação foi reconhecida em nível Federal, por portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 10 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 13 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 14 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 15 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA Há 16 dia(s)

IV Caminhada de Conscientização do Autismo mobiliza população no município de Abaetetuba

O ato de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista mobilizou diversas entidades governamentais e não governamentais na construção de uma sociedade inclusiva

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

Edital de Chamamento Público nº 002/2024

Prorrogação do prazo de inscrição e alteração do cronograma do Edital de Chamamento Público

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito