Praias

Para aqueles que amam o verão e o sol, a cidade de Abaetetuba apresenta algumas oportunidades de férias encantadoras. A famosa praia de Beja, localizada nas margens do rio Pará, praia de água doce, que encanta os visitantes com a beleza, em julho é uma das mais visitadas do verão paraense, atraindo mais de 80 mil pessoas por fim de semana.

Existe outras praias como a de Guajará de Beja e da Ilha de Capim, que são um convite ao ecoturismo, com trilhas pela mata e paisagem exuberante.

Há também muitos balneários como Zico, Paraíso, Conceição, Colônia Velha, Camotim, Abaetezinho com riachos de águas frias cercado por uma bela vegetação.

Carnaval

Abaetetuba consolida-se como detentora de um dos maiores e mais animados carnavais do estado. Mais de 50 mil brincantes invadem a avenida da folia no mês de fevereiro, número que cresce exponencialmente a cada ano. São blocos, trios elétricos, escolas de samba, shows de bandas, e ainda tem os tradicionais blocos como o Canto nu Xadrez (Bloco do Sujo), e o Bloco das Virgens, tudo o que faz a alegria daqueles que buscam a diversão. Mas são as micaretas o grande destaque do carnaval abaetetubense, atraindo foliões de várias partes do Pará e de outros estados, como Maranhão e Tocantins.

Quadra Junina

No mês de Junho a grande atração fica por conta do Concurso de Quadrilhas Tradicionais e Modernas, o maior e mais belo evento dessa categoria no estado.

Um exemplo de organização e riqueza no figurino e nas apresentações, as quadrilhas superam os limites da mera dança junina e o expandem para encenações de diversos temas nacionais e internacionais.uma das melhores quadrilhas é o coração xaveriano,com cinco títulos…e muitos espetáculos.

MiritiFest

Abaetetuba é conhecida como a Capital Mundial do Brinquedo de Miriti. Em 2004, o Governo Municipal apoiou a criação do Festival de Miriti (MIRITIFEST). O evento destaca o Artesanato de Miriti e apresenta obras de grande nível artístico criado e apresentado por muitos artesãos locais, além da exposição de produtos e serviços de empresas locais e de outros municípios. A cada ano aumenta a participação da população e de visitantes vindos de todo o Estado, e do Brasil, atraídos pelo extenso programa cultural, incluindo apresentações artísticas e mostra bandas regionais. O MIRITIFEST tornou-se rapidamente o maior evento cultural do Baixo Tocantins. O Brinquedo de Miriti é um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré em Belém do Pará.

Tiração de Reis

A Tiração de Reis (nome que a Folia de Reis recebia em Abaetetuba desde os tempos das antigas Folias de Santos ou Tiração de Esmolas em Abaeté), veio da tradição folclórica da Folia de Reis e que em alguns lugares do Brasil ficou sendo conhecida como Tiração de Reis, especialmente no Sertão Nordestino que chegou em Abaeté na época da migração nordestina do Ciclo da Borracha. Em Abaeté as festas da Tiração de Reis eram tradicionais e eram realizadas tanto na cidade como pelo interior do município. Envolviam, muita musicalidade e atualmente as músicas saíram um pouco da tradição religiosa do fato, incorporando outras músicas populares alegres, como o carimbó, frevos, sambas, forrós e outras. A Fundação Cultural Abaetetubense (FCA), a partir do ano de 2005, recuperou a tradição da Tiração de Reis, que hoje possui vários grupos de folias.

A prefeitura municipal de Abaetetuba tem como prefeito o senhor Alcides Negrão - Chita, onde o mesmo governa buscando os avanços seja tecnológicos, seja estruturais do município para oferecer aos seus cidadãos um bom lugar para se viver.

Galeria de Fotos